O baterista original do CARCASS , Ken Owen, está leiloando sua bateria que ele usou, entre outras gravações, nos álbuns clássicos da banda “Necroticism – Descanting The Insalubrious” (1991) e “Heartwork” (1993). O objetivo do leilão é arrecadar fundos para Ken comprar um novo computador que lhe permita continuar a criar música. Incluído com a bateria está um certificado emoldurado de autenticidade assinado por Owen , uma foto emoldurada de Owen assinando o certificado, uma foto emoldurada de Ken atrás da bateria e uma camiseta CARCASS emoldurada usada por Ken nas fotos.
Em fevereiro de 1999, Owen sofreu uma hemorragia cerebral quase fatal, deixando-o em coma por mais de 10 meses. Como resultado, ele não consegue mais tocar como antes. Quando o CARCASS se reuniu em 2007, o banco da bateria foi preenchido por Daniel Erlandsson e mais tarde Daniel Wilding .
Ken supostamente deu sua aprovação ao baixista / vocalista Jeff Walker e ao guitarrista Bill Steer para continuar com o CARCASS e apoiou durante o processo de gravação do álbum de retorno da banda em 2013, “Surgical Steel” .
Walker disse ao Metal Underground em uma entrevista de 2014: “Fizemos ensaios com Ken . Ken tinha subido no palco e feito alguns solos de bateria. Portanto, não há nenhuma bagagem real sobre se Ken não está mais envolvido porque de 2008 a 2010 o incluímos tanto como poderíamos no CARCASS .”
“Bill realmente foi ver Ken para dizer a ele que estávamos no processo de fazer um álbum e a resposta de Ken foi: ‘Achei que vocês teriam feito isso antes’, então, como podem ver, temos um Ken ‘ é uma bênção para fazer isso.
“Nós o incluímos o máximo que pudemos no álbum. Ainda há uma influência de Ken neste álbum, mesmo que Ken não esteja tocando nele. Está lá na bateria, está nas letras, está no fato de que ele foi uma grande parte do CARCASS e o fato de termos conseguido gravar um álbum depois de 17 anos e ainda soar como o CARCASS .
“Estávamos definitivamente cientes do que faz o CARCASS funcionar e Ken foi uma grande parte disso, então fizemos o nosso melhor para homenagear o espírito de Ken .”
O título do último álbum do CARCASS , “Torn Arteries” , faz referência a uma antiga demo criada por Owen na década de 1980.