Roadie Metal Cronologia: Van Halen – 1984 (1984)

Considerado por muitos como um grande clássico do Van Halen, “1984” marca a saída do vocalista Dave Lee Roth da banda e também foi o primeiro a ser gravado no estúdio particular de Eddie Van Halen, o 5150. “1984” deu um maior destaque para os teclados, tocados pelo citado guitarrista.

O disco foi bem-sucedido em sua vendagem nos EUA, ficando atrás apenas de “Thriller” do Michael Jackson. Além disso, os singles “Jump”, “Panama”, “I’ll Wait” e “Hot for Teacher”, lançados em épocas diferentes, atingiram boas marcas nas paradas de sucesso, estando em 1º, 13º e 56º lugares respectivamente.

A faixa-título abre “1984” já com um extenso uso dos sintetizadores. “Jump” vem na sequência e, apesar do ritmo ter sua dose de empolgação, os teclados acabam tornando a música um pouco datada. A seguinte, “Panama”, tem uma pegada mais Hard Rock que a torna um tanto mais interessante que a anterior.

“Top Jimmy” é bem fraquinha, pois dá a impressão de que está faltando alguma coisa para engrenar. “Drop Dead Legs” tem um groove diferente e um excelente solo de Eddie Van Halen. A irreverente “Hot for Teacher” é uma das melhores do álbum, com muito peso e velocidade. O refrão é bem viciante e Alex Van Halen tem uma grande performance na bateria.

Em “I’ll Wait” o uso de sintetizadores dá um outro ar à música, por incrível que pareça. Não soa tão exagerado quanto no começo do disco e deixa a faixa mais legal de se ouvir. “Girl Gone Bad” e “House of Pain” fecham o disco com mais uma boa dose de Hard Rock.

Apesar de um certo exagero em relação aos sintetizadores em determinados momentos, “1984” é um bom disco de Hard Rock e que agrada a quem já curte o estilo. Sem mais.

Formação:
David Lee Roth (vocal);
Eddie Van Halen (guitarra e teclado);
Michael Anthony (baixo);
Alex Van Halen (bateria).

Faixas:
01. 1984 (instrumental)
02. Jump
03. Panama
04. Top Jimmy
05. Drop Dead Legs
06. Hot for Teacher
07. I’ll Wait
08. Girl Gone Bad
09. House of Pain

Encontre sua banda favorita