Não há fã de thrash que não respeite a cena do metal brasileiro e as bandas pioneiras do gênero. Claro, o Sepultura é o primeiro nome que vem à mente (alguns também vão se lembrar de Sarcófago) e muitos recordam da rivalidade que eles tiveram com o Slayer. Korzus é uma banda que foi formada na mesma época do Sepultura, mas, talvez por razões de publicidade, não alcançou a mesma popularidade. Embora eles sejam indiscutivelmente uma das bandas brasileiras originais do thrash, formada em 1983, Korzus não trabalha nas mesmas raízes black / death / thrash como Sepultura, Vulcano, Chakal ou Sarcófago. Eles são praticamente thrash metal cru, com um ligeiro paralelo com os sons de Testament, Forbidden, entre outros. Contudo, a banda conta com oito álbuns, sendo dois ao vivo e um DVD. Isso significa que estamos lidando com uma banda experiente e com incontestável e significativo contingente de fãs.
Quatro anos após o lançamento do DVD “Video Historia”, a banda retornou ao estúdio e produziu “Discipline Of Hate” (2010). Observando as faixas do álbum, pode-se notar que as músicas têm praticamente a mesma duração, o que pode evidenciar que a banda segue uma certa linha criativa e, portanto, nenhuma surpresa é esperada.
A música-título abre o álbum numa atmosfera de suspense e com um riff matador, lembrando o álbum “Tempo Of The Damned” do Exodus. À medida que a música avança, as guitarras principais nos lembram porque Slayer se tornou popular durante meados dos anos 80. As notas altas e o uso extensivo do tremolo de guitarra têm algo de trabalhos iniciais de Jeff Hanneman e Kerry King.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=xPRkZ-YE12E[/embedyt]
“Truth” tem um solo de guitarra muito bom, continuando no mesmo caminho do Exodus, enterrando qualquer esperança por algo original. Mas isso nem sempre é ruim; quer dizer, você sabe o que esperar antes mesmo de apertar o play. Além disso, Korzus tem todas as virtudes thrash: riffs de ponta, trabalho de tambor intenso (Rodrigo Oliveira faz um excelente trabalho aqui) e distorção vocal. O que domina a música da banda é um ritmo sólido, aprimorado por uma produção poderosa. Ouça, por exemplo, “Raise Your Soul” e ataque seus ouvidos com uma bateria enérgica, adicionando solos de guitarra a la Slayer.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=FeRgEwggZPE[/embedyt]
Em suma, Korzus fez o que eles sabem de melhor, porém creio que este álbum é apenas para os fãs e não para alguém que quer expandir seu limite musical com algo totalmente original. No entanto o álbum foi considerado um dos melhores da banda e da história do metal.
Faixas
1 – Discipline of Hate
2 – Truth
3 – 2012
4 – Raise Your Soul
5 – My Enemy
6 – Evolution
7 – Never Die
8 – Slavery
9 – Last Memories
10 – Under His Command
11 – Your Reap What You Sow
12 – Hell
13 – Hipocrisia
Formação
Marcello Pompeu – voz
Heros Trench – guitarra
Antonio Araújo – guitarra
Ricardo ‘Dick’ Siebert – baixo
Rodrigo Oliveira – bateria