A nova edição da revista Classic Rock comemora 30 anos do LP autointitulado do Metallica , mais conhecido como o “Álbum Negro”, com novas entrevistas tanto com os membros da banda quanto com alguns fãs famosos do álbum. Entre os outros músicos que prestam homenagem ao esforço está o vocalista do KISS , Paul Stanley, que compartilhou o que o álbum significa para ele.
“Como você pode não ser um fã do Metallica ?” ele perguntou. ” Eric Carr [ex – baterista do KISS , que morreu em 1991] foi quem trouxe o Metallica para o nosso reino, e ele fez isso um pouco antes, nos primeiros dias do Metallica . Mas em termos de se tornar um fenômeno mundial, eu teria que dizer que o Álbum Negro foi o que fez isso.”
” ‘Enter Sandman’ – aquela música realmente mudou, mudou alguma coisa. Ela manteve a coragem, a paixão e a crueza do que eles haviam feito até aquele ponto, mas conseguiu embalá-la de uma forma que teve um apelo mais amplo. Não foi por acaso que Bob Rock produziu aquele álbum. Ele se tornou o cara certo para trazer o aspecto mais comercial do som de uma banda, se estamos falando de Metallica ou THE CULT .
“Mas a coisa mais importante quando você é uma banda ou uma pessoa criativa é fazer o que quiser”, acrescentou Stanley . “Parabéns ao Metallica por isso. Para onde eles foram desde o Black Album, e levando em consideração seu início, é nada menos do que incrível. Seu apelo tornou-se massivo, em letras maiúsculas, porque ultrapassou fronteiras. Isso é sempre uma grande vantagem.”
The Black Album é um dos discos de maior sucesso comercial e aclamado pela crítica de todos os tempos. Seu lançamento em 1991 não só deu ao Metallica seu primeiro álbum nº 1 em nada menos que 10 países, incluindo uma corrida de quatro semanas como nº 1 nos Estados Unidos, sua implacável série de singles – “Enter Sandman” , “The Unforgiven” , “Nothing Else Matters” , “Wherever I May Roam” e “Sad But True” – impulsionaram a ascensão da banda a estádios, rádio e MTV dominando o status de nomes familiares. A recepção do álbum pela imprensa foi similarmente carregada, crescendo ao longo dos anos a partir do top 10 do Village Voice Pazz & Jop de 1991pesquisa da crítica nacional para se tornar uma presença constante nos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone. O impacto e a relevância do álbum continuam a crescer – como provado por um fato indiscutível: The Black Album permanece incontestável como o álbum mais vendido na história da Nielsen SoundScan , superando todos os lançamentos em todos os gêneros nos últimos 30 anos.
Para comemorar seu 30º aniversário, o Black Album , vencedor do Grammy e 16 vezes certificado de platina, está recebendo seu relançamento definitivo em 10 de setembro através da própria Blackened Recordings da banda . Remasterizado para a melhor qualidade de som, o The Black Album remasterizado estará disponível em várias configurações, incluindo LP duplo de vinil de 180 gramas, CD padrão e 3 CD de edição expandida, digital e box de luxo de edição limitada (contendo o álbum remasterizado em 180 gramas 2LP, um disco de imagens, três LPs ao vivo, 14 CDs (contendo mixagens brutas, demos, entrevistas, shows ao vivo), 6 DVDs (contendo outtakes, bastidores, vídeos oficiais, shows ao vivo), um livro de capa dura de 120 páginas, quatro laminados de turnê, três litos, três palhetas de guitarra, um Metallica lanyard, uma pasta com folhas de letras e um cartão de download).