Radiohead: conheça os momentos musicais de Thom York

Nem toda banda consegue ser como o AC/DC e apenas apresentar a mesma sonoridade em todos os trabalhos com apenas algumas poucas mudanças. Existem bandas que gostam de “seguir a maré” e acabam lançando trabalhos que casam com o contexto da época, não fazendo o que realmente acreditam, mas oferecendo ao público mais do que eles já têm ouvido; seriam os casos de bandas como Scorpions e Bon Jovi. Porém existem outras bandas que gostam de se arriscar no novo e lançam trabalhos diferentes pelo simples fato de quererem soar diferentes, de sentirem a necessidade do novo em seu trabalho. Este é o caso de Radiohead.

A banda sempre seguiu com letras pesadas, densas e bem reflexivas, partindo de uma ótica intimista e angustiante desde o início dos trabalhos. A alternância de peso e calmaria era evidente nos primeiros álbuns da banda que conseguia colocar à prova as emoções de jovens e adolescentes e suas várias fases durante a juventude, passando de um momento a outro de calmaria à guerra. Com o passar do tempo e o amadurecimento da banda, outros estilos foram testados e a banda foi trazendo este mesmo amadurecimento tanto ao som dos trabalhos como às letras também.

No mais recente álbum do Radiohead, o A Moon Shaped Pool (2016) a banda explorou novas sonoridades, flertando com outros estilos musicais mais calmos e brandos. A angústia e as reflexões sobre a vida continuaram e são evidentes em faixas como Daydreaming por exemplo, falando sobre estar preso como espectador em um sonho sem linearidade e com tempo finito em cada parte; afinal, estamos sempre com pressa por algum motivo e não conseguimos focar em quase nada atualmente.

O líder e vocalista Thom Yorke criou um trabalho solo para poder explorar sonoridades ainda mais distantes daquela inicial de Rock Alternativo com o Radiohead. Flertando com o Eletrônico, o músico lançou o álbum Anima (2019) onde conseguiu apresentar novas sonoridades e agregar ainda mais valor ao seu trabalho.

O canal Quadro em Branco fez um vídeo falando um pouco sobre o último álbum do Radiohead, as nuances diferentes das músicas e sobre esta busca por novas sonoridades que o vocalista e líder Thom Yorke apresenta. Quer saber mais? Assista clicando abaixo!

Encontre sua banda favorita