Roadie Metal Cronologia: Evergrey – Hymns for the Broken (2014)

A cada álbum lançado, os suecos do Evergrey aparecem com uma surpresa com seu Dark Metal Progressivo. A banda apresenta um som com muito identidade e mesmo com cada álbum sendo diferentes um do outro, você sempre identifica a banda pelas suas características únicas.

Em seu nono álbum da carreira, Hymns for the Broken, a banda segue a linha de composições que vem desde desde In Search of the Truth (2001), com riffs muitas vezes simples, mas competentes e certeiros, refrãos melódicos e melancólicos que tornam as músicas marcantes, com uma audição bastante dinâmica.

Evergrey | TIRR Music Agency

Você encontra logo na primeira música, King of Errors, que chega após uma breve intro, uma composição belíssima que mostra a força do álbum, com um riff sólido, refrão marcante, além de um magnífico solo de guitarra. Você logo identifica a forte características das bandas suecas. A New Dawn segue essa lina, com uma atmosfera ainda mais sombria criada pelo teclado e os coros pré-refrão. Wake A Change tem uma levada mais Pop que vai crescendo aos poucos, a mais fraca do álbum por conta de sua simplicidade.

Voltando ao tom mais sombrio, temos Archaic Rage tem a estrutura de uma balada com um refrão mais pesado. Mais animada, Barricades também tem uma estrutura mais voltada a bandas de Metalcore, mas sem os gritos, obviamente. Black Undertow também tem uma batida mais artificial em seus primeiros versos, mas ganha peso a partir do seu refrão, que deixa tudo em um tom mais épico.

Juntamente com a primeira faixa, a mais pesada do álbum é The Fire, que lembra um pouco o som mais moderno dos conterrâneos do Evergrey, o In Flames. A faixa-título é bastante intensa e marcante, uma das melhores composições da banda. Caminhando para o fim da audição, temos a balada Missing You, que tem apenas o piano acompanhando grande performance do vocalista Tom S. Englund.

Fechando o álbum temos duas faixas longas, começando com The Grand Collapse, que começa bem pesada e com bastante energia, mescla momentos densos com outros melódicos que funcionam muito bem. E por ultimo, The Aftermath, uma Power balada que tem o violão como principal melodia, o tom Dark e melódico deixa uma clima amocionante para o fim da audição, com uma sensação de satisfação ao final da faixa.

O Evergrey entregou um álbum muito bem trabalhado, com novos elementos, mas sem abandonar sua raiz. Intensidade é a palavra que define o álbum, que mesmo tendo mais de uma hora de duração, não cansa. Composições com riffs simples, mas que somados a outras camadas, harmonias bem construídas e uma performance vocal magnífica, deixam as composições ricas. Uma audição super recomendada aos que gostam de um trabalho melódico e com músicas marcantes.

Evergrey – Hymns for the Broken
Data de lançamento: 26 de setembro de 2014
Gravadora: AFM

Tracklist:
01. The Awakening
02. King Of Errors
03. A New Dawn
04. Wake A Change
05. Archaic Rage
06. Barricades
07. Black Undertow
08. The Fire
09. Hymns For The Broken
10. Missing You
11. The Grand Collapse
12. The Aftermath

Formação:
Tom S. Englund – Vocal e guitarra
Rikard Zander – Teclado
Johan Niemann – Contrabaixo
Henrik Danhage – Guitarra
Jonas Ekdahl – Bateria

Encontre sua banda favorita