Roadie Metal Cronologia: Nazareth — Sound Elixir (1983)

Nos anos 80 o Nazareth já não era mais o mesmo, apesar de os membros originais continuarem intactos, a banda teve a adição de mais dois membros: Billy Rankin na guitarra e John Locke no teclado. Longe daquele Rock clássico e muitas vezes psicodélico, a banda passou a fazer um tipo de Pop Rock, ou Soft Rock pra ser mais exato.

O som oitentista — que acabou estragando muitas bandas dos anos 70 — havia tomado conta do Nazareth, aquela bateria ecoada e os teclados em destaque se mesclavam, não sempre bem, com as guitarras bem trabalhadas de Manny Charlton e o já citado Rankin.

Em Sound Elixir é onde esse som característico ficou mais em evidencia, seguindo a fórmula de 2XS, álbum anterior, as faixas mostram grande influência das bandas que estavam na moda na época, como Europe, Def Leppard e Van Halen.

As guitarras guiam a melodia em poucas faixas, com o teclado dando a melodia principal em quase todas as faixas. Já evidente na faixa de abertura All Nite Radio e continuando em Milk & Honey. Animada, Whippin’ Boy segue a linha Hard Rock, com grande performance vocal de Dan McCafferty.

O violão aparece e inicia a dançante Rain On The Window, que tem teclados bem marcantes em seu decorrer. Pete Agnew finalmente tem grande destaque na linha de baixo de Backroom Boys, mas a faixa em si é esquecível. A genérica Why Don’t You Read The Book parece qualquer música que qualquer banda dos anos 80 faria, nada marcante. Assim com I Ran, que mais parece algo que o Paralamas ou o Titãs faria naquela época.

A trinca final é a melhor parte do álbum, com Rags To Riches apresentando vocais marcantes de McCafferty, com um ótimo refrão. Local Still tem mais vocais bons e tem uma pegada mais Country. O grande destaque que foi a mais impactante da época é a balada Where Are You Now, seguindo a fórmula que o Nazareth faz de melhor, balada marcante e tocada em exaustão nas rádios.

Se me perguntassem se eu indicaria esse álbum para alguém, eu diria que não. Ter que ouvir o álbum todo para apenas por último ouvir a melhor faixa do álbum e quiçá dessa fase toda é, no mínimo, torturante. Não vale a pena. A sensação final depois de ouvir todo o álbum é de que esse é um dos piores trabalhos dos escoceses, compensaria mais pegar um álbum clássico dos anos de ouro da banda e revisitá-lo. Fica a dica!

Nazareth — Sound Elixir
Data de lançamento: 30 de junho de 1983
Gravadora: Vertigo

Tracklist

All Nite Radio4:07
Milk And Honey4:06
Whippin’ Boy4:41
Rain On The Window4:21
Backroom Boys3:20
Why Don’t You Read The Book3:46
I Ran4:30
Rags To Riches3:25
Local Still3:31
Where Are You Now3:56

Formação:
Dan McCafferty — vocais
Manny Charlton — guitarra
Billy Rankin — guitarra, backing vocals, teclado
Pete Agnew — baixo, backing vocals
Darrell Sweet — bateria, percussão

Encontre sua banda favorita