Roadie Metal Cronologia: Nazareth – Rampant (1974)

Os escoceses do Nazareth estavam literalmente em sua “fase de ouro’! Não apenas mercadologicamente, já que “Razamanaz” (1973), com produção de Roger Glover (Deep Purple), havia feito a banda estourar mundialmente. Tecnicamente o grupo estava “nos cascos“! Era o ápice do rebuscamento técnico e criativo no blues-hard pesadíssimo que os notabilizou, com um entrosamento soberbo oriundo das turnês subsequentes pós-sucesso. O contundente “Loud & Proud” (1973) apesar de enfileirar mais clássicos no repertório, não repetiu o mesmo impacto.

A expectativa era grande em cima de “Rampant”, ainda mais que a produção de Roger Glover permanecia, parceria fundamental para a sonoridade característica distorcida do grupo. O quinto registro autoral do Nazareth, figura fatalmente em qualquer TOP 5 dos fãs da banda. Aqui é perceptível um passo adiante com relação aos trabalhos anteriores. Todos os músicos tem desempenho de relevância, mas o grande nome do disco é o guitarrista Manny Charlton. O cara só falta “fazer chover”! Aliás, chega a ser triste o esquecimento mediante os grandes nomes da guitarra na história, é muito injusto. A técnica do uso constante de slide-guitar contrapondo aos riffs de “hard-blues-rock nervoso” na execução, foi acrescida de outras possibilidades musicais nas composições de “Rampant”.

Dois singles APENAS (uma pena!) saíram do álbum: o blues-rock visceral de “Shanghai’d In Shanghai” (Charlton “para variar” destruindo no solo com slide), com seu refrão de ares épicos, e a baladaça “Sunshine”, outra “especialidade da casa”, pois sabemos que foi um quesito no qual a banda se notabilizou subliminarmente ao longo da história. Dan McCafferty demonstra todo o seu recurso emocional, com belas alternâncias vocais que só acentuam ainda mais o grande cantor que ele é. Porque lamentamos haver apenas esses dois HITS? Todas as canções do disco mereciam, esse é o fato, a coesão é absurda!

A introdução com “Silver Dollar Forger, Pt. 1-2”, é uma das maiores aberturas já vistas! “Pauleiraça”, um verdadeiro hino que resulta em transição épica, com um belo start de psicodelia. Manny SOBERBO, deixando claro a influência da cena progressiva que florescia ao redor. Essa incidência que resultava em climas mais atmosféricos no meio do peso que comia solto, pode ser vista novamente em “Light My Way” e na fenomenal “Jet Lag”, com seus quase 7 minutos. O blues-rock de ares clássicos, permeia por várias mudanças de andamento, com um solo talk-box achapante de Charlton.

Os ares progressivos se fazem presente novamente na balada de forte incidência blues, “Loved And Lost”, e em “Shapes of Things (cover do Yarbirds) / Space Safari“, basicamente uma continuação do hino espacial “This Flight Tonight”, apesar de bem mais pesada. “Glad When You’re Gone” representa em sua essência o som clássico característico da banda que despontou em “Razamanaz”. Enfim, se jogássemos a moeda para o alto e outros dois singles de divulgação fossem escolhidos, seriam sucessos da mesma forma, podemos assegurar…

“Rampant” é uma aula de sonoridade pesada, diversificada e única. Se és guitarrista, e não conhece Manny Charlton, temos exercícios de genialidade aos borbotões aqui. Estude o que o cara aprontou e você se dará muito bem. Infelizmente, “Rampant” foi bem, mas não conseguiu o mesmo impacto de “Razamanaz”. Isso viria a acontecer no álbum seguinte, que aliás SUPEROU qualquer prognóstico, e veremos aqui na continuação do Roadie Metal Cronologia Nazareth.

Nazareth – Rampant
Data de lançamento: 26 de abril de 1974
Gravadora: Mooncrest Records

Formação:

Dan McCafferty: Vocais
Manny Charlton: Guitarras
Pete Agnew: Baixo
Darrell Sweet: Bateria

Tracklist:

“Silver Dollar Forger, Pt. 1-2” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 5:36
“Glad When You’re Gone” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 4:17
“Loved And Lost” (Agnew, Charlton, McCafferty) – 5:12
“Shanghai’d In Shanghai” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 3:43
“Jet Lag” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 6:43
“Light My Way” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 4:09
“Sunshine” (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) – 4:15
“Shapes of Things / Space Safari” (Agnew, Charlton, McCafferty, Jim McCarty, Keith Relf, Paul Samwell-Smith, Sweet) – 6:21

Encontre sua banda favorita