Uma das guerras mais sangrentas, na década de 90, foi a guerra dos Balcãs. A partir da dissolução da Iugoslávia, em 1992, seis países buscaram a sua independência: Eslovênia, Sérvia, Montenegro, Macedônia do Norte, Bósnia & Herzegovina e a Croácia (além de duas províncias que buscam a independência, até hoje – Kosovo que não teve a independência reconhecida por todos os países; e Vojvodina. As duas províncias autônomas, estão anexadas à Sérvia. É bom ressaltar que, as independências, não foram – necessariamente – conquistadas em 1992. Países, como a Bósnia & Herzegovina, entraram em uma grande guerra civil, fazendo com que a independência, de fato, fosse concluída anos depois.
Mas, como você percebeu no título da matéria, o país que foi escolhido, foi a Croácia!
O país, cuja capital é Zagreb, tem uma estimativa de 4 154 200 habitantes, e o idioma falado é o croata. A Croácia conquistou a sua independência, no ano de 1991 (um ano antes do fim da Iugoslávia). Porém a conclusão do processo de independência, foi ter fim no ano de 1998, quando o exército iugoslavo devolveu o último território, pertencente ao país croata, para os seus “donos”.
Que o Heavy Metal, é popular na Europa. Todos sabem. Mas nem todos os países têm essa tradição no estilo mais pesado da música. E a Croácia é o país da vez!
KRYN
O Kryn é um trio, formado em 2008, que foca na sonoridade do “Morden Metal”, com influências de Metal Progressivo (ou Djent). A banda lançou o seu primeiro disco, “Scars Remind Me”, em 2014. Ao longo dos seus quarenta e nove minutos de tempo, a banda mostra toda a virtuose dos seus integrantes, com destaque para o vocalista, Karlo Hovart, que alterna entre vocais limpos e gurutais. Outro destaque do disco, vai para o cover de “Hurt”, do Nine Inch Nails. O começo da faixa, tem a mesma introdução da versão do Johnny Cash, que eternizou a música. Mas á partir do primeiro minuto da música, a banda deu a “sua cara”, para a música.
Recentemente, a banda lançou três singles. Porém, não foi anunciado data para o segundo disco.
AngelSeed
O AngelSeed, é uma banda de Symphony Metal, que lançou o seu primeiro disco em 2015. E… só. Em 2020 a banda até movimentou as suas páginas das redes sociais, porém sem nenhuma novidade, de fato. Mas o disco é muito bom. Se, lá em 2014, o Within Temptation, fez os seus fãs mais conservadores se espantarem com o álbum Hydra. O AngelSeed já fazia algumas misturas e saía do “Symphony Metal tradicional”, como na música e single do disco, “Dancing With Black Roses”. Em sua, esse disco tem influências de diversas bandas clássicas do gênero. Como, a faixa “Schizohead”, cuja introdução, lembra muito a fase mais recente do Therion.
Asheraah
Essa é a banda mais difícil de se ouvir, e também a mais interessante. Criada na cidade de Rijeka, o Asheraah é uma banda de “Post metal instrumental”, que é totalmente focada na sonoridade atmosférica. A banda só lançou um disco, “The Mountain”, no ano de 2013. É bem difícil explicar essa minha denominação. Então, confiram duas músicas!
Elusive God
Confesso que da minha lista, somente o Kryn era do meu conhecimento. E o misterioso trio, que não divulga os seus nomes, foi a banda que mais me agradou. Na página do Intagram, a legenda é a seguinte: “This is doom. This is metal from Croatia. Silence is our doom.” Isso já explica tudo. Com forte influência do Candlemass, a banda lançou, em 2020, o EP “The Darkest Flame”, no qual esbanja técnica e toda a atmosfera que o Doom Metal nos proporciona. No final de março desse ano, a banda postou uma foto num estúdio. Sinal de material novo!
Voloh
Por fim, mas também importante, a banda Voloh. Sempre quando eu penso na Europa (com exceção da Inglaterra), eu penso no Folk Metal. E aqui está uma da Croácia! O Voloh só lançou um disco, em 2015, “Gromovi Nad Trebiscem”. As músicas são cantadas em slavo e, como toda banda de Folk/ Pagan Metal que se preze, o Voloh exalta toda a sua ancestralidade. Os instrumentos folclóricos, se juntam ao Death, Power e Symphony Metal, tornando a sua sonoridade bem rica.
E assim, a viagem pelo Universo Metal da Croácia, chega ao fim. Espero que tenham gostado, e na próxima sexta feira, tem mais!
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android