Roadie Metal Cronologia: Ratt – Out of the Cellar (1984)

Abrimos esta nova edição do Roadie Metal Cronologia abordando aquela que, na opinião deste que vos redige, uma das grandes (e mais injustiçadas) bandas de hard/glam rock e heavy metal. Trata-se da californiana Ratt, que há mais de 40 anos presta um serviço de excelência aos estilos acima citados, sendo ousada e melódica.

Originada do grupo Mickey Ratt, adotou o atual nome em 1983, mesmo ano em que revelou o seu autointitulado EP inicial. O mesmo teve boa repercussão e a sonoridade chegou ao conhecimento da consagrada Atlantic Records, que não teve dúvidas em contar com os serviços do então quinteto composto por Stephen Pearcy (vocais), Robbin Crosby (guitarra), Warren DeMartini (guitarra), Juan Croucier (baixo) e Bobby Blotzer (bateria). Posteriormente, iniciaram as gravações do primeiro álbum, que também viria a ser o mais aclamado e premiado da banda.

“Out of the Cellar” surgiu em março de 1984 e obteve grande sucesso, figurando no Top Ten dos Estados Unidos e vendendo mais de 3 milhões de cópias, recebendo também certificações. Nenhum outro álbum posterior do Ratt viria a ter significativo reconhecimento como este, e é ele que iremos desbravar a partir de agora.

A encarregada de iniciar os trabalhos é “Wanted Man”, um dos singles. A música possui uma pegada western (que também se reflete no videoclipe), com um duelo de guitarras interessante. “You’re in Trouble” vem em seguida com destaque para as linhas de baixo desempenhadas por Croucier, e o título da faixa cantando com intensidade pelo grupo no refrão. Depois chega “Round and Round”, que é apenas a música mais conhecida da banda e um verdadeiro hino para os seus fãs, trazendo um refrão deveras cativante e um fantástico solo de guitarra. É um som imprescindível nos concertos dos californianos.

“In Your Direction”, música escrita quando o grupo ainda era intitulado Mickey Ratt, dá continuidade ao álbum sendo uma faixa que, se peca no refrão, é grandiosa nos solos do duo Crosby/DeMartini. “She Wants Money” se distingue das anteriores por ser mais rápida ritmicamente, e até com um teor bem divertido. “Lack of Communication”, outro single, mostra que o Ratt estava à frente do seu tempo ao relatar um problema da época e que se intensificou com o passar do tempo: a falta de comunicação entre o ser humano. Ademais, a música tem uma pegada futurista e é introduzida por um grande solo.

Aliás, guitarras também se destacam em “Back for More”, faixa presente no EP de estreia e que recebeu um merecido upgrade. A harmonia entre Crosby e DeMartini é algo realmente louvável. “The Morning After” é norteada por um riff estrondoso, sendo bem animada e de ritmo cativante. “I’m Insane” faz jus ao título que tem pois, embora possa parecer mais do mesmo, traz alegria e intensidade a quem escuta. “Scene of a Crime” é a última faixa e ainda que possa ser tida como genérica, é bem gostosa de ouvir.

Nada como iniciar sua trajetória na música com um grande trabalho, e isso o Ratt conseguiu com “Out of the Cellar”. A voz rouca de Pearcy, a harmonia das guitarras mencionada anteriormente, as grandes linhas de baixo e a pesada bateria de Blotzer fizeram o conjunto da obra ser indubitavelmente grandioso. Dez faixas poderosas que trazem um hard rock/heavy metal intenso e também divertido. A largada para o sucesso estava dada.

RattOutoftheCellar.jpg

Ratt – Out of the Cellar
Data de lançamento: 23 de março de 1984
Gravadora: Atlantic Records


Tracklist:
1. Wanted Man
2. You’re in Trouble
3. Round and Round
4. In Your Direction
5. She Wants Money
6. Lack of Communication
7. Back for More
8. The Morning After
9. I’m Insane
10. Scene of the Crime

Formação:
Stephen Pearcy – vocais
Robbin Crosby – guitarra, backing vocals
Warren DeMartini – guitarra, backing vocals
Juan Croucier – baixo, backing vocals
Bobby Blotzer – bateria, percussão

Encontre sua banda favorita