Come Clarity foi o oitavo álbum de estúdio do In Flames, lançado em 3 de fevereiro de 2006 e foi produzido por três dos então cinco membros da banda: o vocalista Anders Fridén, e os guitarristas Bjorn Gelotte e Jesper Strömblad.
Considerado por um grupo considerável de fãs como um dos melhores discos da fase mais “alternativa” da banda, o trabalho apresenta um material sólido e recheado de grandes canções que marcaram esse período do grupo sueco. A sonoridade alterna entre as influências do death metal melódico do passado com a nova roupagem alternativa deles.
A pancadaria começa com “Take This Life”, o primeiro single, rápida e com um refrão mais melódico, boas harmonias e um excelente groove durante os solos de guitarra. Um petardo perfeito para fazer os fãs que estavam decepcionados com a banda sentirem uma ponta de alegria. Uma curiosidade dessa canção é que ela fez parte do jogo Guitar Hero III: Legends of Rock, lançado em 2007. Os gamers, como este que vos escreve, certamente se lembrarão com nostalgia. Acabou se tornando um dos clássicos dos caras.
“Leeches” é a minha favorita do álbum, desacelera um pouco e tem linhas vocais que se destacam em meio a riffs fortes e ótima performance do baterista Daniel Svensson. “Reflect the Storm” fecha a trinca inicial com um intrincado riff inicial, um pré-refrão e refrão ótimos, resultando em bonitos momentos mais melódicos sob o peso da banda.
O outro single foi a faixa-título, que tem um clima leve, quase de balada, com sons acústicos e dedilhados, além de um refrão emocional.
Outros destaques do trabalho ficam por conta de “Crawl Through Knives” (que inicialmente seria o título do CD), uma faixa melódica e agressiva que tem o ápice no seu ótimo refrão e nos seus riffs; “Vacuum”, que também tem um refrão empolgante e boas harmonias de guitarra; “Dead End”, que tem participação da vocalista Lisa Miskovsky (o que na época significou a quarta participação de vocais femininos na discografia do In Flames) e “Pacing Death’s Trail”, que possui todas as grandes características deste disco de uma forma geral: ótimas linhas vocais, grandes harmonias de guitarra, refrãos marcantes e riffs pesados.
O álbum não tem nenhuma faixa que eu considere como um destaque negativo, pelo contrário: soa uniforme e com Come Clarity, à época, veio um grande sentimento de retorno de confiança no poderio da banda após dois discos que dividiram opiniões dos fãs (Reroute to Remain, de 2002, e Soundtrack to Your Escape, de 2004); os fãs puderam sentir novamente a agressividade e o lado melódico da banda em uma mescla com o lado mais moderno, sem que este dominasse aquele por completo como havia sido nos álbuns anteriores supracitados. Em suma, a banda conseguiu agradar boa parcela dos fãs mais antigos sem necessariamente fazer um retorno às origens. Come Clarity para mim é o melhor disco do In Flames lançado após Clayman (2000).
In Flames – Come Clarity
Data de lançamento: 3 de fevereiro de 2006
Gravadora: Nuclear Blast / Ferret / Toy’s Factory
Tracklist:
1. Take This Life
2. Leeches
3. Reflect the Storm
4. Dead End
5. Scream
6. Come Clarity
7. Vacuum
8. Pacing Death’s Trail
9. Crawl Through Knives
10. Versus Terminus
11. Our Infinite Struggle
12. Vanishing Light
13. Your Bedtime Story Is Scaring Everyone
Formação:
Anders Fridén: vocais
Björn Gelotte – guitarra
Jesper Strömblad – guitarra
Peter Iwers – baixo
Daniel Svensson – bateria
Músicos convidados:
Örjan Örnkloo – teclados e programação
Uppsala Poker HC Crew – vocais em “Scream”
Lisa Miskovsky – vocais em “Dead End”
Baixe nosso aplicativo na Play Store e tenha todos os nossos conteúdos na palma de sua mão.
Link do APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.roadiemetalapp
Disponível apenas para Android