Resenha: Stonex – Seeds of Evil (2014)

Se uma banda aposta na criatividade e é auxiliada pela boa vontade em compor músicas que fujam do usual, certamente seu nome será propagado com entusiasmo, assim como ganhará novos apreciadores. Mesmo que não some muito tempo de existência, o que deve ser levado em consideração, é a qualidade que o seu som pode ostentar. Como exemplo disso, temos a banda Stonex, que foi fundada em Aracajú/Sergipe, no final de 2012, mas apenas em 2014 que lançou seu EP de estréia, o já inconfundível ‘Seeds of Evil’. Não é brincadeira, o que fizeram!

Não se deixe enganar pela forma “simples” em que o trabalho se apresenta, com apenas quatro músicas e com o CD vindo em um envelope de papelão com capa e informações… Espere para ouvir faixa por faixa, e então se surpreenda com o valioso conteúdo que vos aguarda, como em uma emboscada. A musicalidade é alquimicamente baseada no Heavy Metal, com gotas de Stoner Rock, e referencias às grandes bandas das décadas de 70 à 90. Some isso ao interessante vocal rouco de Ramon – que lembra (involuntariamente) um Schmier (Destruction) menos agressivo, fugindo assim dos padrões, juntamente com as guitarras “sabbathicas” de Marcelo (que soube se valer de timbres bem agradáveis, nas bases e nos solos), à bateria direta e firme de Adriano e ao baixo hipnoticamente bem marcado de Atilio, para saber o que é Metal pesado e denso, feito no Brasil.

11714362_1116404505040977_1972839580_n

A capa lúgubre – elaborada por Valmir Ramos aparenta ter saído direto dos anos 80 e 90, e ilustra bem o som e adverte que temas alegres e floridos, não têm vez aqui. Adentrando nesta dimensão eletrizante, é sempre uma boa jogada iniciar uma audição com uma faixa mais acelerada, e “Dressed in Black” cumpre muito bem o papel, além de emanar um solo de guitarra bem carregado. “Electric Sky” mantém o ritmo quebrado em seus minutos, mas após uma marcação de baixo, acelera até o final. Rumando para o fim da audição, “Maggots in My Brains” e “Master of the Pit” completam de maneira grandiosa o EP, com algumas doses extras de Stoner.

Que um novo trabalho venha o quanto antes!!

Formação:
Ramon Guerreiro (vocal);
Marcelo Pazz (guitarra);
Atilio Bass (baixo);
Adriano Cardoso (bateria)

Faixas:
01 – Dressed in Black
02 – Electric Sky
03 – Maggots in My Brain
04 – Master of the Pit.

Encontre sua banda favorita