GIRLS ON THE FRONT é um quadro criado por redatoras para falar sobre mulheres e para encorajar outras a continuar o seu objetivo na música e, para isso, contaremos a vida e carreiras de mulheres no rock/metal brasileiro e internacional. E nesta edição falaremos de uma das grandes guitarristas do rock que ainda é inspiração para muitas de nós: JOAN JETT.
Joan Jett é compositora, musicista e produtora musical, foi eleita a RAINHA DO ROCK ´N´ROLL. Sua trajetória começou entre 11 e 12 anos quando ganhou seu primeiro violão, porém ao começar as aulas acabou desistindo, pois, seu instrutor tentava ensinar canções de gêneros que não lhe agradava.
“Quando eu tinha 11 ou 12 anos, ouvia “Bang a Gong” e “All Right Now” no rádio. Eu queria muito fazer aquele som. Na minha primeira aula, ele pegou as cifras de “On Top of Old Smokey”. Eu fui embora. E aprendi a tocar sozinha.”
Em 1975 formou a banda de punk rock THE RUNAWAYS junto com a baterista Sandy West, foi uma das primeiras bandas a terem somente mulheres na sua formação. A trajetória das The Runaways foi curta porém de grande impacto. No ano de 1979 a banda se desfez mas Joan seguiu na música.
Sua carreira solo teve grande êxito, chegou a gravar com a banda SEX PISTOLS e entre elas o cover da música “I LOVE ROCK ´N´ROLL”. Seu primeiro álbum solo foi intitulado com o seu nome e lançado em 1980. Como seu álbum foi rejeitado por inúmeras gravadoras, Joan em parceria com o produtor Kenny Laguna, lançaram o álbum pela BLACKHEART RECORDS e assim se tornou a primeira mulher a ter sua própria gravadora, porém no ano de 1981, Joan relançou seu primeiro álbum com o nome de BAD REPUTATION.
No ano de 1980 Joan Jet formou a banda THE BLACKHEARTS e após um ano de turnês e gravações a banda lançou seu primeiro álbum “I LOVE ROCK ´N´ ROLL”, que acabou se tornando um sucesso mundial e a música que leva o nome do álbum é considerada pela BILLBOARD a 28ª maior música de todos os tempos. Lembrando que a música é um cover da banda THE ARROWS.
Em 2008 assinou com a fabricante de guitarras GIBSON, uma das mais conceituadas do mundo e foi a primeira mulher do rock ter um instrumento sob o selo Signature da marca. Um feito histórico para as mulheres.
Joan Jett sem dúvida é uma das grandes inspirações musicais, não há como negar a sua importância no rock.