O álbum de estreia, “Angels Fall First”, se encarregou de revelar o Nightwish ao seu país, Finlândia. Um ano após seu lançamento, veio o reconhecimento europeu com este segundo trabalho.
“Oceanborn” mostrou acentuado amadurecimento musical de Tarja Turunen (vocal), Tuomas Holopainen (teclado), Emppu Vuorinen (guitarra) e Jukka Nevalainen (bateria). O baixista Sami Vänskä foi convocado pela banda em 1998 a fim de dar mais liberdade a Vuorinen, que gravava as partes de baixo desde então.
O álbum é um exemplo de disco que teve divulgação impulsionada graças aos singles lançados. O primeiro, “Sacrament of Wilderness”, alcançou primeiro lugar em dois diferentes charts da Filândia e foi certificado com Disco de Ouro. Na Alemanha, foi lançado o segundo single, “Passion and the Opera”, provando a popularidade da banda naquele país.
Seguindo o exemplo de “Sacrament of Wilderness”, o terceiro single, “Walking in the Air”, que é um cover da trilha sonora de “The Snowman”, também atingiu enorme sucesso na Finlândia, alcançando primeiro lugar nas paradas e ganhando outro Disco de Ouro.
“Sleeping Sun (Four Ballads of the Eclipse)” foi o último single de “Oceanborn” extraído à época do lançamento do full length. Fez sucesso tanto na Finlândia – arrancando mais um Disco de Ouro – como na Alemanha, onde em apenas um mês, vendeu mais de 13 mil cópias.
Devido a essa grande expressão, em 1999 o álbum apareceu em quinto lugar em seu país e emplacou uma favorável 74ª posição na Alemanha. Em 2001, a mais alta certificação veio com um Disco de Platina na Finlândia por suas mais de 40 mil cópias vendidas. Outros países que receberam o lançamento de “Oceanborn” foram Coreia do Sul, Malásia, Japão, França, Polônia e Taiwan.
Neste período a banda fez a sua primeira turnê internacional, nominada “Oceanborn Europe Tour”, que durou quase três meses e teve como parceira de viagem a banda Rage. Nesta época o Nightwish conheceu um certo baixista da banda Tarot, Marco Hietala, que, dois anos depois, entrou para o time.
“Oceanborn” é um álbum em que foi investido muitos arranjos, seus temas a exemplo de músicas como “Swanheart” falam de fantasias, mas a raiz Folk herdada do primeiro CD permeia por canções como “Moondance”. Mas a grande sacada musical está na influência do Power Metal combinado a lances teatrais, como em “Devil & the Deep Dark Ocean”.
A produção contou com um elenco de músicos que deixou as canções com um toque obscuro e clima operístico. Foram usados violinos, violoncelos, flautas e violas, tudo pensando no adorno musical. Também participou das sessões Tapio Wilska (Finntroll), que fez os vocais masculinos.
Através de álbuns como “Oceanborn”, o mundo ficou conhecendo o então emergente Metal sinfônico. A partir daqui o Nightwish alçou voos mais altos, mas sempre fiéis ao que começaram a construir neste primeiro plano.
Formação:
Tarja Turunen (vocal);
Emppu Vuorinen (guitarra);
Sami Vänskä (baixo);
Jukka Nevalainen (bateria, percussão e backing vocal);
Tuomas Holopainen (teclado e backing vocal);
Faixas:
01 – Stargazers
02 – Gethsemane
03 – Devil & the Deep Dark Ocean (com Tapio Wilska)
04 – Sacrament of Wilderness
05 – Passion and the Opera
06 – Swanheart
07 – Moondance (instrumental)
08 – The Riddler
09 – The Pharaoh Sails to Orion (com Tapio Wilska)
10 – Walking in the Air (cover de Howard Blake)
11 – Sleeping Sun (Four Ballads of the Eclipse) (bônus na edição alemã)
12 – Nightquest (bônus na edição brasileira)