Roadie Metal Cronologia: Sepultura – Roots (1996)

“Roots” é o sexto álbum de estúdio do Sepultura e traz como principal característica uma forte fusão do som da banda com música brasileira e outros experimentalismos. A banda, que sempre utilizou-se de influências da música brasileira, nunca o havia feito em tão alto teor como neste álbum. Duas músicas (“Itsári” e “Jasco”) foram gravadas em uma tribo xavante, e “Ratamahatta” conta com a participação do cantor brasileiro Carlinhos Brown. Foi também o primeiro álbum do Sepultura que eu comprei tão logo que saiu e o primeiro impacto foi de surpresa, pois nesse mesmo período eu estava comprando toda a discografia da banda e a diferença de sonoridade era gritante.

Mas com uma campanha de marketing absurda, era comum a banda ser citada nos principais meios de comunicação da época. “Roots” se tornou um marco na carreira da banda, se tornando o seu álbum mais vendido, chegando a nada menos que sete discos de ouro e um de prata, atingindo o terceiro lugar na parada inglesa.

Esse com certeza é um dos álbuns que mais ouvi na vida e gosto de quase todas as faixas. “Attitude”, “Dictator Shit”, “Spit”, “Cut-Throat” e o maior hit do metal nacional, “Roots Bloody Roots”, são minhas preferidas e ate hoje quando coloco “Roots” pra rolar canto essas faixas me sentido o próprio Max. A única faixa que eu não gosto é “Ratamahatta”, parceria da banda com o cantor Carlinhos Brown, que participou tanto da composição da música quanto de sua gravação. A faixa é muito experimental e traz a participação do baterista do Korn, David Silveria, na percussão.

Nesse momento o Sepultura se tornava uma “Mega Banda”, orgulho de todo o povo brasileiro e influência direta para bandas como Slipknot, Limp Bizkit e Korn, nomes que consolidaram o New Metal.

Não vou tocar no assunto do que aconteceu a partir do momento que a banda se tornou gigante. A história já foi escrita. Independente da mudança na sonoridade, com certeza “Roots” é mais um grande álbum desses caras,

hb-sepultura-capa-1140x600

Formação:
Max Cavalera (vocal, guitarra);
Andreas Kisser (guitarra);
Paulo Jr. (baixo);
Igor Cavalera (bateria).

Faixas:
01 – Roots Bloody Roots
02 – Attitude
03 – Cut-Throat
04 – Ratamahatta
05 – Breed Apart
06 – Straighthate
07 – Spit
08 – Lookaway
09 – Dusted
10 – Born Stubborn
11 – Jasco (instrumental)
12 – Itsári (instrumental)
13 – Ambush
14 – Endangered Species
15 – Dictatorshit
16 – Canyon Jam (instrumental)

Encontre sua banda favorita