“Falling Into Infinity” é o quarto álbum do Dream Theater e foi lançado em 1997, após o aclamado “Awake”. Então, o que você poderia esperar mais deste disco? Certamente uma evolução o vendo o incrível trabalho produzido em “Awake”. E sua música reúne novamente as expectativas dos fãs, enquanto traz novas pessoas para o seu leque de ouvintes.

Primeiro, vamos falar um pouco sobre a banda. A formação é quase a mesma que em “Awake”, com Mike Portnoy (bateria), John Petrucci (guitarras), John Myung (baixo), Derek Sherinian (teclados) e James LaBrie (vocais). A má notícia é que seu antigo e talentoso tecladista Kevin Moore se foi, levando consigo uma parte da singularidade do som do Dream Theater para sempre. Isso não começa realmente promissor, mas o recém-chegado Derek Sherinian não é ninguém. E não leva muito tempo para o ouvinte descobrir.

Como resultado, a música é menos complicada e os teclados são definitivamente mais pesados, quase soando como uma segunda guitarra às vezes. Isso já é verdade na primeira faixa, “New Millennium”. A partir desse ponto, o tom deste álbum é definido: vai ser progressivo, às vezes pesado e… progressivo. O trio mágico Portnoy/Petrucci/Myung está em transe ao longo de todo o álbum. “You Not Me” tem aquele mesmo estranho peso,  significando que apenas o som da guitarra é pesado, mas a melodia é suave, quase uma música Pop de fato.

Então, a primeira grande faixa de “Falling Into Infinity” está em “Peruvian Skies”. É claramente uma balada agradável, com guitarras acústicas e vocalizações maduras até a mutação da bateria em torno de 3:20 e então ela se transforma em um hino Prog/Heavy. Claramente, uma das melhores canções do Dream Theater de toda a carreira.

“Hollow Years” é uma verdadeira balada, não enganando em nada desta vez. Mas, honestamente, poderia ter sido mantida para um EP ou algo assim. Não que eu não tenha gostado, eu acho que é uma ótima música, mas acho que quebra o espírito do álbum. “Burning My Soul” é um retorno ao peso e é até a música mais pesada até agora. Coro muito cativante, grandes linhas progressivas, chaves enigmáticas, você pode sentir as premissas de que algo importante está vindo em breve. E você, caro leitor, está certo. Eu não estou falando sobre o excelente instrumental intitulado “Hell’s Kitchen”, mas da faixa “Lines In The Sand”. Essa é sem dúvidas uma das melhores composições do Dream Theater. O início tem algo que me fez lembrar do trabalho de Jean-Michel Jarre. Durante estes 12:05 de criatividade, você só pode ser receptivo a um sentimento: a admiração.

“Falling Into Infinity” contém três baladas e a segunda é “Take Away My Pain”, sendo a melhor das três. Não tem nada a ver com Heavy Metal, nada a ver com Rock Progressivo, mas é uma balada refrescante. Agora, na minha opinião, há muitas baladas neste álbum. Quando você tem canções como “Lines In The Sand” e “Burning My Soul”, você não precisa incluir três baladas para fazer um bom álbum. A terceira balada é “Anna Lee” e é também a mais suave.

Outro destaque é “Just Let Me Breathe”, no mesmo estilo que “Burning My Soul”, mas ainda melhor. Mesmo James LaBrie consegue soar pesado o qual é algo raro.

Finalmente, o Dream Theater não seria o Dream Theater sem uma trilogia musical alargada, desta vez com a faixa “Trial of Tears”. É uma música bem cativante e retorna ao longo de toda a trilogia como um elo de ligação. Isso poderia ter sido um álbum por si só.

Certa vez ouvi em algum lugar que “Falling Into Infinity” é o álbum que você ama ou odeia. Bem, e eu tenho que dizer que isso deve ser verdade. Pessoalmente, eu o adorei. Com este álbum, você entra no mundo do Dream Theater durante uma hora e dezoito minutos, sendo uma verdadeira viagem ao o mundo do Rock Progressivo.

https://www.youtube.com/watch?v=oquQiv1eKO4

Formação:
James LaBrie (vocal);
John Petrucci (guitarra);
John Myung (baixo);
Mike Portnoy (bateria);
Derek Sherinian (teclados).

Faixas:
01 – New Millennium
02 – You Not Me
03 – Peruvian Skies
04 – Hollow Years
05 – Burning My Soul
06- Hell’s Kitchen
07 – Lines In The Sand
08 – Take Away My Pain
09 – Just Let Me Breathe
10 – Anna Lee
11 – Trial of Tears
12 – It’s Raining
13 – Deep In Heaven
14 – The Wasteland