Dennis Stratton esteve na banda apenas por um ano, mas estará para sempre enraizado na história do Iron Maiden por ter tocado no disco de estreia. A busca do Maiden por um segundo guitarrista para complementar Dave Murray levou-os para o pouco mais velho e mais experiente Dennis Stratton.
Esta “demissão do Maiden” não pode ser descrita como amigável. Stratton entrou em um conflito direto com Harris e Rod Smallwood. Uma parte disto tinha a ver com a suspeita de Harris (não totalmente imprecisa) de que o novo guitarrista não estava 100% focado no Maiden. Durante a gravação do álbum de estreia, quando Stratton adicionou guitarras e vocais harmoniosos ao estilo Queen em “Phantom of The Opera” sem o consentimento de Harris, as coisas ficaram feias. Harris ordenou que todo o trabalho de harmonia de Stratton fosse removido.
Uma situação semelhante surgiu quando o Maiden mais tarde gravou o single “Women In Uniform”. Stratton e Burr adicionaram overdubs ao mix quando Harris não estava por perto, e o chefe da banda explodiu de raiva quando a ouviu. A pessoa que Harris ficou mais chateado foi com o produtor Tony Platt, mas ele também começou a questionar o lugar de Stratton na banda.
Um problema mais sério desenvolveu-se durante a turnê como convidados especiais do Kiss na Europa em 1980. Stratton não gostava de viajar com a banda dia após dia e passava boa parte do tempo viajando com a equipe ou saindo com o Kiss. Rod Smallwood viu isso como uma ameaça à unidade do Maiden nesta fase crucial, e fez Stratton ficar ciente de que ele precisava viajar com sua própria banda.
O guitarrista ressentiu-se disso, e as coisas ficaram mais feias. Harris insiste que Stratton “parecia ser negativo sobre um monte de coisas” e que “às vezes seria um pouco agressivo quando ele bebia algumas cervejas”. Talvez mais a sério, Harris afirma que Stratton teve problemas com a direção musical do Maiden: “Ele questionou muitas das coisas fundamentais que estávamos tentando fazer.”
Smallwood estava incerto sobre a contratação de Stratton e manteve-se confrontando o guitarrista, que mais tarde se queixaria de que o empresário “começou a se incomodar sobre a música que ele estava escutando.”
Francamente, é fácil ver como Stratton seria afetado pelas ordens do empresário, e também é fácil concordar com ele no que diz ao fato de que o Maiden era um pouco jovem demais para entender a necessidade de espaço na estrada. Mas é igualmente fácil entender que a banda se sentiu desconfortável com um guitarrista que era um pouco mais velho, e um pouco arrogante depois de ter entrado na banda há apenas alguns meses. Em todo caso, a ascensão do Maiden poderia ter demorado um pouco mais de tempo se eles não conseguissem que Adrian Smith se juntasse à banda. Stratton foi demitido e rapidamente esquecido pela banda e fãs.
Dennis Stratton tocou seu último show no Maiden na Noruega no final da turnê com o Kiss, e apareceu no vídeo de “Women In Uniform”, antes de ser demitido no final de 1980.