Depois da boa recepção dos dois álbuns anteriores pelo público e crítica, o Led Zeppelin lançava em 1970 o disco mais “diferenciado” da banda até então, devido às bases mais acústicas em várias canções e também pelas influências Folk presentes em vários momentos do trabalho.
Para as gravações do que viria a ser “Led Zeppelin III”, que ocorreram entre os meses de janeiro e agosto de 1970, a banda foi para uma casa de campo no vizinho País de Gales chamada Bron-Y-Aur. Como não havia eletricidade na região onde a banda se instalou para gravar o disco, o Led resolveu adotar a roupagem “acústica”. Posteriormente, o grupo foi ensaiar as músicas em uma mansão abandonada em Hampshire e depois finalmente entrou em estúdio para gravar o disco. Em 5 de outubro de 1970, dois meses depois de finalizado, “Led Zeppelin III” chegava às prateleiras do mundo inteiro.
E é com a clássica “Immigrant Song” que “Led Zeppelin III” começa. A faixa tem muito peso, principalmente da guitarra e do baixo. A letra fala sobre os guerreiros Vikings e faz referências à mitologia nórdica, citando o martelo de Thor e Valhalla. A acústica “Friends” vem na sequência com várias transições entre músicas Folk e oriental.
A agitada “Celebration Day” tem uma das melhores performances do baixista John Paul Jones no disco, além do excelente solo de guitarra de Jimmy Page. As influências do Blues dão as caras na longa “Since I’ve Been Loving You” com outro grandioso solo de Page e um desempenho magistral de Robert Plant nos vocais.
Em “Out On The Tiles”, o Led Zeppelin mostra uma faceta mais voltada para o Hard Rock, com boas pinceladas do baixo e um John Bonham inspirado na bateria. Em seguida, mais uma faixa (aparentemente) acústica. Conduzida inicialmente com voz e violão, “Gallows Pole” traz outro desempenho incrível de Robert Plant. A faixa vai encorpando com o tempo e a bateria vai acelerando na mesma medida.
A trinca “Tangerine”, “That’s The Way” e “Bron-Y-Aur Stomp” mantém a veia “acústica” de “Led III”, com destaques novamente para a dupla Robert Plant e Jimmy Page, que parece estar em perfeita sintonia no álbum. Na sequência, temos a faixa final, “Hats Off To (Roy) Harper”, que é uma homenagem ao cantor inglês Roy Harper e a diversos intérpretes do Blues americano, já que contém misturas de trechos de outras canções do gênero, como “Shake ‘Em On Down” de Bukka White. Uma boa forma do Led Leppelin para prestar tributo às suas influências.
Em “Led III”, o quarteto inglês mostrou uma boa diversidade musical, transitando entre o Hard Rock, o Folk e até mesmo a música oriental. Neste trabalho, a banda já tinha exímios músicos que nos brindaram com o que de melhor o Rock ‘N’ Roll pode proporcionar.
Formação:
Jimmy Page (guitarra, backing vocal, banjo);
Robert Plant (vocal, harmônica);
John Bonham (bateria, percussão);
John Paul Jones (baixo, teclado, órgão, bandolim).
Faixas:
01 – Immigrant Song
02 – Friends
03 – Celebration Day
04 – Since I’ve Been Loving You
05 – Out On The Tiles
06 – Gallows Pole
07 – Tangerine
08 – That’s The Way
09 – Bron-Y-Aur Stomp
10 – Hats Off To (Roy) Harper