ABC do Metal: letra N – 2ª parte

Escolhemos 5 bandas por letra, uma vez por semana, para você ampliar seus conhecimentos! Confira mais cinco bandas com a letra N!

Nightwish – Symphonic Metal – Origem: Kitee, Finlândia – Formada em 1996


Release: Na segunda metade dos anos 90 surgia na gélida Finlândia aquela que viria a se tornar uma das mais bem sucedidas bandas de metal sinfônico da história. O tecladista Tuomas Holopainen desejava iniciar um projeto com composições próprias e, para tanto, recrutou a vocalista Tarja Turunen e o guitarrista Emppu Vuorinen, seus antigos colegas de escola, juntando-se posteriormente o baterista Jukka Nevalainen. Em 1997 era lançado o primeiro álbum de estúdio, “Angels Fall First”, que obteve reconhecimento no país natal, mas não se expandiu para fora dali. A partir do segundo trabalho, “Oceanborn” (1998), que contou com o baixista Sami Vänskä, o sucesso ultrapassou as fronteiras e permitiu ao Nightwish o início da consagração. Com esta formação, a banda ainda lançou “Wishmaster” (2000). Alegando divergências de pensamentos com os demais integrantes, Vänskä deixou o grupo em 2001, assumindo o seu lugar o baixista e também vocalista Marco Hietala (Tarot), que iniciou seus trabalhos com a banda através de “Century Child”(2002). “Once”, de 2004, colocou definitivamente o Nightwish no patamar das grandes bandas, mas nem mesmo o grande sucesso do álbum permitiu que a banda sofresse uma grande baixa com a demissão de Tarja após o fim da turnê. Após analisarem diversas vozes, os integrantes escolheram a sueca Anette Olzon para ser a nova frontwoman do grupo, tendo a mesma gravado “Dark Passion Play” (2007) e o conceitual “Imaginaerum” (2011), saindo em 2012 após desavenças. Com isso, foi recrutada a neerlandesa Floor Jansen (After Forever, ReVamp) para assumir os vocais de forma inicialmente interina, mas viria a ser efetivada em 2013, junto ao multi-instrumentista e então músico de apoio Troy Donockley. Já em 2014 foi a vez do baterista Jukka Nevalainen ser afastado do grupo devido à problemas relacionados à insônia, com tal afastamento se tornando definitivo em 2019. Por conseguinte, Kai Hahto, que havia recordado com o grupo “Endless Forms Most Beautiful” (2015), tornou-se definitivamente o responsável pelas baquetas. O mais recente trabalho em estúdio é Human. :II: Nature, revelado em abril deste ano.

Músicas de destaque: Vários sucessos consagraram o Nightwish.  “Wishmaster”, “Nemo”, “Wish I Had An Angel”, “Sleeping Sun” e “Ghost Love Score” são alguns deles, além do belíssimo cover de “The Phantom of the Opera”, do musical homônimo.

Opinião: como um também amante da música clássica, fui chamado positivamente à atenção pela união promovida pelo Nightwish de elementos orquestrais com o som pesado do metal. As três vozes que passaram pela banda (Tarja, Anette e Floor) tem características distintas, mas em todos os casos abrilhantaram a história dessa fantástica banda.

Novidades: Recentemente a banda teve de adiar a turnê europeia de “Human: :II: Nature” , inicialmente agendada para novembro e dezembro de 2020, por causa da pandemia da COVID-19. Os shows foram remarcados para maio de 2021.

Nine Inch Nails – Rock Industrial/Metal Industrial – Origem: Cleveland, Estados Unidos – Formada em 1988

Release: Trata-se de um projeto idealizado pelo vocalista e multi-instrumentista Trent Reznor no final dos anos 80. Elementos eletrônicos característicos da vertente industrial estão presentes nas produções musicais que são milimetricamente detalhadas. Os feitos do NIN são conceituais, retratando a história de alguém que parece viver em um ambiente fora do sociável, deprimido e desesperado. O primeiro registro foi “Pretty Hate Machine”, surgido em 1989, seguindo-se à ele um EP e outros oito álbuns de estúdio, com “Bad Witch” (2018) sendo o último lançamento. Junto à Reznor, integra oficialmente o NIN o músico Atticus Ross, com diversos instrumentistas tendo performado com o grupo em estúdio e ao vivo.

Músicas de destaque: “Closer”, “The Hand That Feeds”, “Head Like a Hole”, “Wish” e “Hurt”. Esta última, inclusive, ganhou uma belíssima releitura na voz do lendário Johnny Cash, sendo um dos seus últimos trabalhos antes de falecer.

Opinião: Trent Reznor demonstra, através do NIN, ser um músico de versatilidade extrema. Cantar, compor, produzir e executar os instrumentos requer deveras foco, habilidade e, sobretudo, amor ao que faz. Conduz o projeto com muito brilhantismo.

Novidades: Neste ano o Nine Inch Nails será incluído no seleto grupo do Rock and Roll Hall of Fame, com a cerimônia ocorrendo no próximo dia 7 de novembro. Além de Reznor e Ross, serão homenageados outros músicos que passaram pelo projeto, como Alessandro Cortini, Robin Finck e Chris Vrenna.

No One Spoke – Symphonic Metal – Origem: Florianópolis, Brasil – Formada em 2017

Release: Uma banda que, embora recente, já nasceu gigante. Assim pode ser definida a No One Spoke que, desde 2017, presta um valioso serviço ao metal brasileiro. O grupo é integrado por Carla Domingues (vocalista/soprano), André Medeiros (guitarra), Iva Giracca (violino), Artur Cipriani (baixo), Thiago Gonçalves (teclado) e Gabriel Porto (bateria), músicos já experientes e que compuseram outros bons projetos na cena local. Neste período, lançaram um single e um clipe, além de estarem em processo de produção de seu primeiro álbum.

Músicas de destaque: “Sigh”, “Blue Way” e “Milonga para las Reinas”.

Opinião: A junção de elementos eruditos e líricos ao metal é um fator indubitavelmente acertado, e a banda catarinense é mais uma a apostar nesse encontro e obter êxito. Que lindo poder contemplar um violino sendo executado junto aos elementos mais pesados da música, junto ao virtuoso soprano de Carla. A influência latina nas músicas também merece um louvável destaque.

Novidades: Para conseguir viabilizar a gravação do primeiro álbum, a No One Spoke instituiu uma campanha de financiamento coletivo, já tendo superado os 50% da meta estabelecida.

Nonpoint – New Metal – Origem: Fort Lauderdale, Estados Unidos – Formada em 1997

Release: A banda surgiu em 1997 por meio do vocalista Elias Soriano e do baterista Robb Rivera, num momento em que outras bandas de metal ganhavam força na Flórida. Inicialmente tendo uma forma mais agressiva, a sonoridade da banda foi adotando uma característica mais melódica ao longo do tempo. “Separate Yourself” foi o primeiro registro em estúdio, mas comercialmente o álbum de estreia foi “Struggle”, vindo em 1999. Onze álbuns integram o portfólio do Nonpoint, que tem, além de Soriano e Rivera, os guitarristas Jason Zeilstra e Rasheed Thomas e o baixista Adam Woloszyn.

Músicas de destaque: “Alive and Kicking”, “Bullet with a Name”, “What a Day”. “Hands Off” e “Miracle”. Bons covers também foram feitos pela banda, com destaque para “In the Air Tonight”, originalmente performada por Phil Collins, sendo tema do filme Miami Vice (2006).

Opinião: Nonpoint propõe uma influência interessante de outros gêneros frente ao metal, como o rap e o reggae, este último influenciando até mesmo o visual de alguns dos músicos, que são adeptos dos dreads. Os bons vocais de Elias Soriano se aliam perfeitamente à instrumentalidade dos demais integrantes.

Novidades: Mesmo durante o período de quarentena, a banda tem trabalhado visando futuros trabalhos, como um novo álbum. Recentemente realizou uma votação no Instagram solicitando aos fãs qual música de outras bandas e artistas deveriam coverizar, com “When Doves Cry”, de Prince, sendo a vencedora.

Nuclear Assault – Thrash Metal – Origem: Nova York, Estados Unidos – Formada em 1984

Release: Depois de ser desligado do Anthrax, o baixista Dan Lilker decidiu continuar sua trajetória no metal buscando um estilo mais agressivo, iniciando as atividades do Nuclear Assault junto com o vocalista e guitarrista John Connelly, que também se envolveu com o grupo de Scott Ian nos primórdios. Juntaram-se à eles o guitarrista Mike Bogush e o baterista Scott Duboys, que posteriormente foram substituídos, respectivamente, por Anthony Bramante e Glenn Evans. Após duas demos, a banda assinou com a Combat Records e revelou seu primeiro álbum, “Game Over”, em 1986, com um maior reconhecimento obtido através de “Survive” (1988) e “Handle with Care” (1989). Ao todo seis registros de estúdio foram lançados, com “Third World Genocide”, de 2005, sendo o mais recente. Além de Lilker e Connelly, integram atualmente o grupo o guitarrista Eric Burke e o baterista Nick Barker, que vem substituindo Evans após este apresentar uma lesão num dos braços.

Músicas de destaque: “Critical Mass”, “Sin”, “Hang the Pope”, “Radiation Sickness” e “Brainwashed”.

Opinião: Letras recheadas de críticas sociais, abordagens políticas e outros temas em evidência transpostas na versão mais extrema do thrash metal, com pitadas de speed e crossover. Nuclear Assault é uma das forças da vertente.

Novidades: Após “Third World Genocide”, a banda não se mobilizou para novos lançamentos, tendo Dan Lilker afirmado em entrevista ao R7 no ano passado que o grupo realizaria seus últimos shows no Brasil e em outras partes do mundo. O baixista, recentemente, juntou-se à Scott Ian e Charlie Benante, ambos do Anthrax e seus antigos companheiros na extinta e polêmica Stormtroopers of Death para gravarem “March of S.O.D.” no estilo quarentena.

Encontre sua banda favorita