Resenha: Vocífera – Evil Thoughts (2016)

Lá por 2013, surgia uma banda em meio a cena recifense, que mesmo tendo tido um curto período de atividade, fez história pelo marco que representou na cena local.

Mesmo tendo encerrado as atividades em 2017, a Vocífera carrega até hoje o título de ter sido a primeira banda de metal extremo pernambucana formada apenas por mulheres (e única até o presente momento), e isso é algo que merece ser ressaltado sempre.

A curta passagem da Vocífera pela cena pernambucana rendeu apenas um álbum completo, o “Evil Thoughts”, lançado em 2016, trabalho esse que iremos falar agora.

Sonoramente, o álbum é bem linear do início ao fim, mantendo sempre a pegada Death/Thrash. O vocal mais agudo de Rayanna Torres conseguiu dar mais agressividade para as faixas, principalmente na última “All Evil For Your Majesty”.

A força do vocal da Rayanna consegue dar um bom “punch” nas músicas, mas um pouco dessa força faltou nas guitarras, não sei dizer se por contra dos timbres das mesmas ou por conta da mixagem final.

Além das 9 faixas oficiais, o álbum conta também com as duas faixas bônus “Corruption” e “Hypocrisy”, que na verdade se tratam das duas demos gravadas quando o grupo ainda contava com Angela Euterpe nos vocais, que mesmo tendo saído da Vocífera antes da produção do primeiro álbum, foi uma peça importante na história da banda, inclusive por ela ter estado a frente dos microfones no show do Abril Pro Rock de 2013.

E claro, são duas faixas de respeito onde Angela mostrou como controla bem a mudança de regiões da voz durante o gutural, indo do grave para o agudo rasgado sem nenhuma dificuldade. Fico curioso sobre como ficariam essas duas faixas sob a voz de Rayanna.

Imagino que o som da Vocifera poderia evoluir muito mais com o tempo, pois no “Evil Thoughts” as garotas já apresentavam um trabalho bem consistente e brutal. É uma penas que no fim as dificuldades do underground acabaram vencendo elas.

Vocífera – Evil Thoughts
Data de lançamento: 15 de março de 2016
Gravadora: Independente

Tracklist

01 Intro
02 The Agony
03 Sadism
04 Mad Bastards
05 Sabbath
06 All Pain
07 In the End of Times
08 Trapped
09 All Evil For Your Majesty
10 Corruption (Bonus Track)
11 Hypocrisy (Bonus Track)

Formação

Rayanna Torres – vocal
Erika Mota – guitarra
Lidi Pereira – guitarra
Eveline Torres – baixo
Marcella Tiné – bateria

Encontre sua banda favorita