Hidden Treasures: Highway Robbery – For Love Or Money (1972)

Da mesma geração de nomes como Blask Sabbtah, Deep Purple e Led Zeppelin, o Highway Robberu surgiu com estilo diferenciado pós anos 60 e início dos anos 70. Guitarras distorcidas, psicodelia, Groove, peso e muita melodia extravasavam nas veias destes jovens músicos daquela época, que almejavam um contrato milionário com alguma grande gravadora da época.

Um nome que surgiu em 1970, os californianos do Highway Robbery que continha três integrantes em suas linhas criativas, expressavam em suas músicas um peso descomunal para a época, além de muito feeling e elementos progressivos. Só que para você que acha que irá encontrar mais uma banda obsessivamente psicodélica, irá cair do cavalo, pois esses caras realmente distorceram tudo e fizeram com que suas músicas soassem o mais pesado possível.

No ano de 1972 chegava ao mercado fonográfico o único disco lançado pelo Highway Robbery, “For Love or Money”. Contando com 08 faixas incrivelmente atuais, os caras rapidamente chamaram a atenção de gravadoras e pela RCA. Essa banda ensaiava no mesmo estúdio em Santa Monica Boulevart em salas ao lado de nomes como Rolling Stones e Kinks.

O único álbum de estúdio gravado pelo power-trio, obteve produção de Bill Halverson, considerado um dos maiores produtores daquela época que trabalhou em discos de Hendrix, Cream, Crosby Stills Nash e Young, entre outros. Porém o produtor entediado com uma banda nova, não fez o trabalho como deveria e infelizmente a produção do álbum “For Love Or Money” ficou um pouco abaixo do esperado.

Músicas como Mystery Rider, Lazy Woman, Ain’t Gonna Take No More, Promotion Man, são enérgicas, poderosas e extremamente agressivas para uma banda do início dos anos 70. O fim da banda se deu de forma precoce e por abusos de drogas de um dos integrantes. Em um clube em Hollywood, onde uma dúzia dos melhores agentes da época acompanhavam a apresentação da banda, absolutamente tudo deu errado para os músicos. Microfone caindo ao chão, pisar em cabos e desligar o instrumento, erros na execução das músicas, foram apenas alguns dos problemas daquela noite, que fizeram com que todos os agentes que foram lá especialmente para ver o grupo, caíssem fora e simplesmente removessem a banda de seus radares.

Após essa noite desastrosa, o guitarrista e um dos vocalistas da banda, Michael Stevens ligou para Don Francisco (bateria e vocal) e John Livingston (baixo) e disse que “acabou” e desta forma, nunca mais o Highway Robbery se reuniu.

Confira o registro em todas as plataformas digitais:

Tracklist:

01 – Mystery Rider

02 – Fifteen

03 – All I Need (To Havei s You)

04 – Lazy Woman

05 – Bells

06 – Ain’t Gonna Take No More

07 – I’ll Do It All Again

08 – Promotion Man

Formação:

Don Francisco – Bateria/Vocal

Michael Stevens – Guitarra/Vocal

John Livingston – Baixo/Vocal

Encontre sua banda favorita