Toda terça-feira trarei grandes bandas do cenário obscuro que lançaram apenas um LP. Terá sido azar, falta de oportunidade ou apadrinhamento, não importa, eles lançaram apenas um play e sumiram.
LETRA Y – Yesterday’s Children (1970)
Formado em 1966, o Yesterday’s Children apresentava os irmãos Denis (vocal) e Richard Croce (guitarra base), ao lado de Reggie Wright (guitarra solo), Ralph Muscatelli (bateria) e Chuck Maher (baixo).
A banda assumiu uma postura musical agressiva de rock de garagem, incorporando aspectos de nuances psicodélicas em suas composições. O grupo lançou seu single de estreia, “To Be or Not to Be”, no selo subsidiário da London Records, Parrot Records, e se tornou um sucesso regional. É também um dos lançamentos mais raros e procurados por ávidos colecionadores de discos. Em 1970, a banda gravou seu único álbum, Yesterday’s Children, lançado pela Map City Records. Ele exemplificou o desenvolvimento do grupo de um som psicodélico de proto-heavy metal, um dos primeiros de seu tipo. O álbum é marcado pelos lamentos estridentes de Croce, que prefiguravam os do ex- vocalista do AC / DC Bon Scott, e os instrumentais de guitarra dupla em tons difusos tocados por Wright e Muscatelli. No entanto, apesar de suas qualidades inovadoras, o álbum talvez tenha sido lançado muito cedo para ser comercialmente acessível e não alcançou as paradas nacionais. O grupo se desfez logo em seguida.
Formação:
Dennis Croce (vocal principal)
Richard Croce (guitarra base)
Reggie Wright (guitarra solo)
Chuck Maher (baixo)
Ralph Muscatelli (bateria)