Resenha: Across The Sun – Before The Night Take Us (2011)

Pare de ouvir o que estiver ouvindo, dê um play no vídeo abaixo e conheça o Across The Sun. É muito bom. Desde que descobri este álbum, ele faz parte dos meus sets principais, ao lado de Trivium, Machine Head, Pantera, Killswitch Engaged, Disturbed, entre outros. Mas, antes de falar desta obra-prima, vamos tentar classificar o Across The Sun: a banda foi formada em 2004 e, ao que me parece, “Before The Night Take Us” foi o último álbum da banda desde 2011. Infelizmente. Segundo a página oficial, o conjunto atualmente é composto por Sam Hafer na guitarra, John Malloy no baixo e Alan Ashcraft na bateria. No álbum resenhado abaixo, o Across The Sun ainda contava com Shane Murray nos teclados e Brandon Davis nos vocais, esse último sendo o grande destaque.

Bom, mas vamos ao que interessa. Vamos dar o play e apresentar, para quem ainda não conhece, o Across e também o último álbum de estúdio dos caras.

É bastante difícil definir o estilo do Across The Sun. “Before The Night Take Us” inicia com elementos guturais contrastando vocais melódicos e limpos, à lá Rhapsody of Fire, o que traz a tona a nítida impressão de que são dois vocalistas completamente diferentes liderando as faixas. “Tipping  The Scales” abre o álbum com uma pegada rápida, forte e com um refrão melódico que o fará soltar a voz.  Na sequência “Song For The Hopeless” chega destruindo tudo e o Across começa a mostrar a sua versatilidade dentro de “Before The Night Take Us”. As linhas de teclado e os refrões melódicos são cada vez mais viciantes.

A terceira faixa, “Seasons”, conta com mais teclados e melodias cativantes. Brandon demonstra uma excelente extensão vocal e cadencia muito bem a faixa. O ponto alto é o contraste entre partes que lembram, às vezes, bandas de Doom Metal e vozes melodiosas dos grandes nomes do Heavy melódico. É difícil categorizar essa faixa. “Descent  und Discovery” vem e seguida e já destrói nas primeiras notas com um mix de Progressive Death Metal junto com uma sinfonia bastante criativa. É a faixa que mais gosto, principalmente do meio para o final onde os solos fantásticos da guitarra e do teclado aliados ao refrão te obrigam a cantar juntos. Aperte o play aqui e confira.

“Ghost of Grandeur” é outra daquelas faixas que te surpreendem. Em um minuto é possível ouvir, no mínimo, cinco influências do Metal, do Speed ao Death. O Across realmente soube juntar todas as suas referências e organizá-las de forma a deixar todas as faixas impecáveis. Quando você está achando que o ritmo do álbum irá diminuir, entra “Before The Night Take Us”, faixa que leva o nome da obra. É simplesmente sensacional. Forte, com pedais duplos intensos, guturais bem cantados e um excelente refrão. É muito difícil não se empolgar com a mistura que a banda oferece.

“A Moment of Clarity”, como o próprio nome já diz, é uma faixa instrumental pensada para o ouvinte dar uma respirada, sentir e conhecer toda a vertente progressiva do Across The Sun. Podemos chamá-la de “a balada do álbum”. Em seguida, temos faixas como “Blessing In Disguise” e “ In The Face of Adversity”, que também são boas faixas, musicalmente mantendo o excelente nível do álbum. Destaque para levadas de Death Metal moderno.

“Belay My Judgement” fecha o álbum com classe. Ótima música, mais cadenciada que as outras. O batera Alan Ashcraft capricha nas viradas e o destaque fica por conta dos teclados de Shane Murray. Across The Sun se despede em grande estilo com uma cover de “Separate Ways (Worlds Apart)”, do Journey e,  ao meu ver, ficou com a característica que a banda apresentou ao longo de todo o álbum.

Trata-se de uma banda obrigatória para seu set de Death, Thrash, Progressive, Power… Como falei, e há de se concordar: após conhecer este som, é difícil encontrar uma categoria exata para eles.

Formação:
Brandon Davis (vocal);
Sam Hafer (guitarra);
John Malloy (baixo);
Alan Ashcraft (bateria);
Shane Murray (teclados).

Faixas:
01 – Tipping The Scales
02 – Song For The Hopeless
03 – Seasons
04 – Descent & Discovery
05 – Ghost of Grandeur
06 – Before The Night Takes Us
07 – A Moment of Clarity
08 – Blessing In Disguise
09 – In The Face of Adversity
10 – Belay My Judgement

Encontre sua banda favorita