Dislaze: saiba mais sobre as influências e história do músico Marcos Sel

Uma das mais interessantes bandas surgidas nesse ano de 2020, o Dislaze, vem se destacando com os lançamentos pontuais de suas músicas compostas e gravadas originalmente para o novo disco “ZERO”.

Um dos atenuantes mais perceptivos no trabalho do trio de músicos do Dislaze, é sua capacidade de navegar com maestria por sonoridades Modernas, clássicas e tradicionais com sabedoria, qualidade, precisão e muita técnica. O ouvinte desatento e que ainda não conhece os trabalhos do grupo, ao ouvir as faixas Sand Plans e Under My Skin, percebem nitidamente influências de bandas icônicas dos anos 90 como Korn, Pantera e Metallica, porém, ao ouvir a faixa Sand Plans, você pode pensar que essa é uma banda setentista na linha Led Zeppelin, Rush e outras.

A voz e guitarra do Dislaze, Marcos Sel, é também um dos compositores do grupo e através de detalhes pessoais do músico, podemos ver que essa mescla de estilos e gêneros na proposta da banda provem de sua forma eclética de ouvir música e de seus integrantes.

Marcos Sel revelou como descobriu e rapidamente se apaixonou pela música pesada: “Desde pequeno, via os clipes que passavam na MTV e Mix Tv, que na época o que estava em alta era Evanescence com seu primeiro álbum, alguns anos depois System of a Down trouxe a dobradinha “Hypnotise” e “Mezmerize” que marcaram toda a geração. Mas, o que de fato foi um despertar para mim, foi quando meu primo me mostrou o DVD com a história do Black Sabbath, onde mostrava logo de início Ozzy cantando N.I.B. no live in Paris de 1971, e o show Speak of the Devil da carreira solo do Ozzy, onde tem aquela introdução com Diary of a Madman e na sequência já vem aquela introdução de bateria matadora de Over the Mountain! Se tem alguém que fez eu me apaixonar pela música pesada, esse alguém é Ozzy ‘fuckin” Osbourne”.

Abaixo você irá conferir como Marcos descobriu sua vontade de ser guitarrista e logo depois, o interesse em também ser um vocalista: “A guitarra sempre me chamou atenção, desde a primeira vez que vi passando na televisão direto Mamonas Assassinas, até quando mais velho vi Daron Malakian nos álbuns Mezmerize e Hypnotize que são perfeitos, e Zakk Wylde tocando no live at budokan que dispensa comentários! Eu criei a meta de que eu queria ser um guitarrista de banda de metal! Já para ser vocalista, foi uma parada completamente diferente. Pois, não queria ser vocalista de início. A primeira banda que tive na escola, tinha um menino que tocava guitarra muito bem, mas, não tinha guitarra… outros tinham bateria e baixo, e como faltava um vocalista e queria ter uma banda, tomei a posição de emprestar minha guitarra para aquele menino e tomaria a frente de cantar, já que na época ele era mais avançado que eu. Fiz aula por curtos períodos com professores diferentes, mas, sempre observando diversos vocalistas para aprender técnicas. Assim como aprendi a tocar e cantar observando James Hetfield, Zakk Wylde e Dave Grohl”.

Com 13 anos Marcos começou a tocar sua primeira guitarra e logo após iniciar aulas profissionais, sua mãe teve o carro roubado e que o impossibilitou de continuar com as aulas, mas não o impediu de estudar sozinho e aprender a tirar tudo de ouvido.

Com fortes referências músicas e de grandes ícones da música pesada, Marcos Sel revela quais guitarristas e vocalistas são suas grandes inspirações:

ÍDOLOS DA GUITARRA:

Zakk Wylde – Miracle Man (Ozzy Osbourne)

Minha maior influência, sem dúvida alguma, é o Zakk Wylde! Tanto na época do Ozzy, quanto carreira solo! Mas, se tem uma música que para mim ele caprichou do começo ao fim, podendo reparar principalmente na guitarra logo de cara, é Miracle Man! Poderia citar inúmeras outras, mas, vou dar destaque a essa por ser a estreia dele no Ozzy colocando para quebrar logo na primeira faixa do álbum.

Brian Head Welch & Munky – Cold (Korn)

Korn, é uma grande influência para mim dos últimos anos principalmente, então não posso citar Munky, sem citar o Brian. Por isso Cold. As bases pesadas, dissonantes, e profundidade na música. São dois caras que não sei citar separado.

James Hetfield – The End of The Line (Metallica)

Sim, amo o Metallica em todas as suas fases, e um dos meus álbuns favoritos é um dos mais contestados pelos fãs, o Death Magnetic. Para mim, James fez um baita trampo com riffs incríveis e, The End of The Line é um riff incrível!!

ÍDOLOS NOS VOCAIS:

Ozzy Osbourne – Mr. Tinkertrain

Uma das músicas que me influência de uma maneira incrível, e um cara que é fundamental para eu estar aqui hoje! Foi o primeiro álbum que comprei do Ozzy e até hoje essa linha de voz, a música, e o álbum que fez história. Mas, novamente, destaco essa linha de voz.

Jonathan Davis – Good God (korn)

Um cara que sabe colocar emoção e peso na voz, esse cara é Jonathan Davis! Uma das músicas que mais passeia por todas essas características, é Good God. Se pudesse citaria toda a discografia do Korn, mas, essa é uma das que veio na minha cabeça no momento.

Dave Grohl – The Pretender

Um dos melhores frontman, um dos maiores clássicos que estreou na época em que comecei a cantar e tocar, e, é uma das músicas que me influencia até hoje! Que linha de voz e música perfeita. Dave Grohl é f$#@!, sem mais.

Confira os trabalhos do Dislaze em todas as plataformas digitais:

Dislaze:

Marcos Sel – Vocal/Guitarra

Pedro Fabri – Baixo/Backing Vocal

Raphael Miotto – Bateria

Mais informações:

Facebook: https://web.facebook.com/dislaze

Instagram: https://www.instagram.com/dislaze/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbkbjFX7Easb71MgmwV

Encontre sua banda favorita