Resenha: M-26 – Misantropia (2014)

M26 é uma banda lendária na cidade de Pelotas do Rio Grande do Sul, tendo iniciado suas atividades ainda nos anos 90, o grupo aposta nas letras em português. A primeira demo foi lançada em 1997. Nove anos depois a banda se consolidou com uma nova formação e em 2014 lançou seu primeiro álbum oficial “Misantropia”, o qual foi relançado em 2020 pela gravadora Eclipsys Lunarys.

A primeira faixa “Solidão”, começa com vocal feminino lírico e até então parece uma banda simples nos primeiros minutos, mas não se engane, estamos falando de uma banda muito interessante que ao longo dos anos desenvolveu características próprias, combinando muito bem os diversos tipos de vocais. Há diversas influências de Gothic e Doom Metal, mas de nenhuma banda especificamente. O que mais me chamou atenção, foi o desenvolvimento da música que com quase 8 minutos não é enjoativa. Estou surpresa pela qualidade e criatividade.

“Lágrimas de Desidéria” é pesada logo nos primeiros segundos, amo essas surpresas, pois você percebe que a banda trabalhou muito nas composições. Os vocais guturais são incríveis, em alguns momentos parece ser uma banda de Black Metal, mas logo entra os vocais femininos que deixam o clima balanceado. Fãs de Tristania vão se surpreender com essa banda nacional.

“Misantropia”, que é a faixa título do álbum, chama a atenção pela letra do vocal lírico feminino. O vocal gutural aparece poucas vezes, é uma música mais tranquila se comparada às anteriores.

“Entre as Ruínas do Caos”, inicialmente parece uma música (linda) longa de Doom Metal, há três tipos de vocal (lírico feminino, gutural e limpo masculino). Amantes de Gothic/ Doom vão se orgulhar de ouvir isso.

“Choro em Silêncio” se mantém na qualidade das faixas menos pesadas deste disco, porém não menos interessante, pois cada uma tem alguma característica especial.

A última “Triste Lamento D’alma”, tem alguns efeitos que não há nas anteriores, você não sabe o que esperar, daí entra um tipo de vocal gutural sombrio seguido do vocal lírico. Não é tão pesada, mas é obscura e melancólica.

Conclusão: realmente posso dizer que essa banda tem potencial, pois vai agradar a maioria dos ouvintes de Gothic/ Doom.

Misantropia – M26
Data de Lançamento: 26/07/2014
Gravadora: Eclipsys Lunarys Productions


Tracklist:
01. Solidão
02. Lágrimas de Desidéria
03. Misantropia
04. Entre as Ruínas do Caos
05. Choro em Silêncio
06. Triste Lamento D’alma

Formação:
– Jean Gularte (vocal)
– Carla Domingues (vocal)
– André Lisboa (baixo e vocal)
– Patrícia Porto (baixo e violão)
Gabriel Porto (bateria)
Bruno Añaña (guitarra e vocal)

Encontre sua banda favorita