Resenha: BaRok-Projekto – Sovaĝa Animo (2016)

É sempre bom ver as novidades do Metal brasileiro surgindo e principalmente inovando. O BaRok-Projekto é um exemplo disso. A banda fundada pelos guitarristas Rafael Milhomem e Muniz em 2007, hoje completada por Karliene Araújo nos vocais, Junior Nieri na bateria e Thiago Alberto no Baixo, traz uma proposta realmente diferente do que estamos habituados a ouvir no Metal brasileiro. “Sovaĝa Animo” é um álbum conceitual, cantado em esperanto (uma língua neutra e elaborada para servir de segunda língua para a humanidade) e fala sobre mitologia indígena brasileira. Surpreendente, não é? E é aí que mora o perigo da inovação.

BaRok-Projekto

Sempre existirão os dois lados de se arriscar a criar algo realmente inovador. Os aspectos positivos e os negativos. E aqui vamos analisar os pontos fortes e fracos que o BaRok nos apresenta em Sovaĝa Animo.

…A começar pelos pontos fortes, que são muitos. O primeiro é a belíssima capa, com uma proposta gestalt dentro do tema proposto pelo conceito do álbum. E segundo são as canções em esperanto. Mesmo quem não conhece a língua, percebe que a banda fez, através da sua vocalista, Karliene Araújo, um excelente arranjo entre o Metal, o lírico e a dicção das letras. As guitarras são outro ponto bastante forte, com excelentes riffs e bases interessantes. E as sonorizações da Intro e de algumas outras faixas que dão um clima indígena à obra.

Mas há alguns pontos fracos também para analisar: após ler o release que chegou junto com as faixas, fui conhecer mais sobre a música mais conhecida, que inclusive, ganhou prêmio de “Música do Ano”, promovido pela revista Kontakto: “La Plej Bona Ĉasisto”. Me surpreendi em descobrir que uma música tão forte e bem trabalhada é a faixa que fecha o álbum. Ela deveria ser uma das primeiras. Outro ponto negativo do álbum são as gravações da bateria que muitas vezes ficam abafadas (ou foram mal microfonadas) e transmitem um amadorismo em uma produção conceitual tão boa.  E por fim, algumas faixas prolongadas demais, que cansam um pouco o ouvinte.

Falando nas faixas, a excelente Intro “Antaŭparolo de Prapatra Kaciko” que antecede a faixa “Tauba Kaj Kerana (Malbeno – Part I)” é muito boa. Por sinal, “Tauba Kaj Kerana (Malbeno – Part I)” é uma ótima faixa. As guitarras e os riffs aliados aos vocais de Karliene me empolgaram.  Depois desta abertura vem outra ótima música “Ĉe Ni Estas Abasai’”,  recheada de pedais duplos e um refrão bastante contagiante.

“Droniga Pasio” é a quarta faixa do álbum e apesar de iniciar mais suave, mantém o mesmo ritmo das outras anteriores. “Reĝino de La Nokto” vem em seguida e é uma das melhores músicas do álbum. Se melhorar a microfonia, sem deixar os pedais tão abafados e os splashs baixos, essa música tem tudo para ser o carro chefe do álbum. Principalmente com os guturais masculinos que intercalam com a voz feminina de Karliene. Gostei.

“Sovaĝa Animo” é a faixa que carrega o nome do álbum. Trata-se de uma boa faixa com sonorização barroca,  lembrando a “Under A Violet Moon”  do Blackmore’s Night. Gostei bastante.  “La Sep Filoj (Malbeno – Part II)”,  “La Sagoj de Ruda’” e “Melodio de Akŭanduba” são outras que vão mostrando a proposta do BaRok. Infelizmente a gravação das linhas de bateria, que me incomodaram muito, acaba prejudicando algumas das músicas.

Por fim “Kaapora”, uma faixa boa, e “La Plej Bona Ĉasisto” esta sim, uma puta música que ficou mal colocada no set do álbum, ao meu ver. Ela vem com uma pegada rápida, em uma mistura de Thrash com Power Metal e sinfônico. Fecha com chave de ouro o álbum, pois deve ter sido escolhida para isso.

No geral, o BaRok-Projekto é uma banda promissora, inovadora e me agradou bastante. Precisa ajustar detalhes técnicos para as próximas obras e escolher bem a sequência de faixas para manter o ouvinte grudado até o último minuto. E por ser brasileiro, me senti ainda mais feliz com este álbum.

Formação:
Karliene Araújo (vocal);
Rafael Milhomem (guitarra);
Muniz (guitarra);
Thiago Alberto (baixo);
Junior Nieri (bateria);
Miguel Brasil (teclados).

Faixas:
01 – Antaŭparolo de Prapatra Kaciko
02 – Tauba Kaj Kerana (Malbeno – Part I)
03 – Ĉe Ni Estas Abasai’
04 – Droniga Pasio
05 – Reĝino de La Nokto
06 – Sovaĝa Animo
07 – La Sep Filoj (Malbeno – Part II)
08 – La Sagoj de Ruda’
09 – Melodio de Akŭanduba
10 – Kaapora (Bonus Track)
11 – La Plej Bona Ĉasisto (Bonus Track)

Links oficiais:
Facebook
YouTube

Encontre sua banda favorita