Dando sequência a mais um Roadie Metal Cronologia, hoje iremos para o ano de 1995 para falar um pouco do álbum “THRAK”, décimo primeiro álbum do consagrado grupo inglês King Crimson.

E confesso que nesse momento estou em uma posição difícil, pois avaliar uma obra do King Crimson com certeza é uma das tarefas mais difíceis que pode ser dada para um crítico musical, principalmente por conta de toda a ideia da banda, e o como executa-la, que não é algo que qualquer ouvido compreenda.

No “THRAK” vemos o exemplo perfeito disso tudo, onde a banda se utiliza ao máximo do chamado “experimental”, chegando a “brincar” com os sons em vários momentos, tendo inclusive partes que parecem terem sido improvisadas.

As peculiaridades já começam com o fato da banda contar com dois guitarristas, dois baixistas, e dois bateristas nesse álbum, usando praticamente um “duplo power trio”.

As músicas, tanto as instrumentais quanto as cantadas, brincam com suas sonoridades, se utilizando de solos complexos, e inclusive os próprios nomes de algumas das faixas instrumentais fazem referência aos sons que são reproduzidas nas mesmas. A exemplo da “B’Boom”, que se trata de um solo de bateria, e das três que são nomeadas como “VROOOM”.

Em “Sex Sleep Eat Drink Dream” os músicos também “brincam” quando brincam com a sonoridade unificada com a letra, a qual repete as palavras do titulo constantemente.

Das faixas cantadas, a que mais se destaca é a “Dinosaur” (a primeira cantada após duas instrumentais) por ser a música com mais intensidade, principalmente nos trechos mais agudos. Isso sem falar no momento onde eles fingem que a música acaba, mas tendo continuado poucos segundos depois.

Como disse no início do texto, o som do King Crimson não é do tipo que qualquer ouvido distraído consiga digerir de primeira. Mas uma coisa é inegável, para os caras “brincarem” com seus instrumentos da forma que brincam eles com certeza sabem muito bem o que estão fazendo.

Nota: 9

King Crimson – THRAK
Data de lançamento: 03 de abril de 1995
Gravadora: Virgin Records

Tracklist

01 VROOOM
02 Coda: Marine 475
03 Dinosaur
04 Walking on Air
05 B’Boom
06 THRAK
07 Inner Garden I
08 People
09 Radio I
10 One Time
11 Radio II
12 Inner Garden II
13 Sex Sleep Eat Drink Dream
14 VROOOM VROOOM
15 VROOOM VROOOM: Coda

Formação

Robert Fripp – guitarra e mellotron
Adrian Belew – guitarra e vocal
Tony Levin – baixo, stick e vocal
Trey Gunn – stick e vocal
Bill Bruford – bateria e percussão
Pat Mastelotto – bateria e percussão