Roadie Metal Cronologia: Quiet Riot – Quiet Riot (1977)

A história do lendário QUIET RIOT começou a ser escrita no ano de 1973. Fundado por Randy Rhoads e Kelly Garni em Los Angeles, California (EUA), o grupo, batizado de Mach 1, logo recebeu a adição do vocalista Kevin DuBrow, passou a se chamar Little Women, e assim permaneceu pelos 2 anos seguintes, até que o nome definitivo foi adotado, com base em uma conversa entre DuBrow e Rick Parfitt, do Status Quo. Já sob a alcunha de QUIET RIOT, o trio se juntou ao baterista Drew Forsyth, completando o line-up original. No mesmo ano, a banda lançou seu primeiro EP/demo, “Suicidal Show”, e não demorou a se tornar figurinha carimbada na noite de Los Angeles, tocando ao lado de nomes como Van Halen, London e Xciter. Em 1977, eles enfim assinaram um contrato com a gravadora Columbia Records (CBS/Sony), o que imediatamente culminou na gravação de seu primeiro álbum de estúdio.

“Quiet Riot”, ou “QR I”, como é conhecido, foi registrado durante o mesmo ano de 1977. A título de curiosidade, o disco teve lançamento apenas no Japão – assim como seu sucessor, “Quiet Riot II”, de 1978 – devido à questões contratuais com a gravadora, que decidiu focar o seu marketing exclusivamente no mercado asiático.

A bolacha traz 12 faixas, sendo 10 autorais e 2 covers: “Tin Soldier”, do Small Faces; e “Glad All Over”, do The Dark Clark Five. As músicas que compõem esse trabalho de estreia possuem aquela típica pegada Hard Rock setentista em sua essência, bastante diretas e de curta duração, onde as atenções são, naturalmente, voltadas aos vocais singulares e versáteis de DuBrow, e as linhas de guitarra do talentosíssimo Rhoads. Apesar da veia embrionária e uma certa precariedade em termos sonoros, aqui já era possível ter uma noção do grande potencial da banda, que seria atingido em sua plenitude somente anos mais tarde, no clássico “Metal Health” (1983). Destacam-se boas canções como “It’s Not So Funny”, “Mama’s Little Angels”, “Back To The Coast” (regravada do EP de 1975, onde levava o nome de “West Coast Tryouts”), “Get Your Kicks”, “Riot Reunion” e “Demolition Derby”, enquanto outras como “Look In Any Window” e “Fit To Be Tied” (embora leve um dos melhores solos de guitarra do álbum) são um tanto quanto genéricas e facilmente esquecíveis.

“Quiet Riot” passa longe de ser um disco excepcional, todavia, cumpre bem o seu papel de introduzir aquela que viria a ser uma das maiores bandas do “Hard ‘n’ Heavy” norte-americano a um mercado diferente (no caso, o Japão). Um bom disco, que vale à pena principalmente pelo registro histórico.

Quiet Riot – Quiet Riot (1977)
Gravadora: CBS/Sony
Data de lançamento: 02/03/1977

Tracklist:
01 – It’s Not So Funny
02 – Mama’s Little Angels
03 – Tin Soldier (Small Faces cover)
04 – Ravers
05 – Back To The Coast
06 – Glad All Over (The Dark Clark Five cover)
07 – Get Your Kicks
08 – Look In Any Window
09 – Just How You Want It
10 – Riot Reunion
11 – Fit To Be Tied
12 – Demolition Derby

Formação:
Kevin DuBrow – vocal
Randy Rhoads – guitarra
Kelly Garni – baixo
Drew Forsyth – bateria

Nota: 7

Encontre sua banda favorita