Muito além da música, o rock já foi tema por diversas vezes no cinema em cinebiografias, comédias, documentários ou ficções. E o quadro Rock N’ Movie aborda sobre produções que celebram o estilo, seja pela paixão dos fãs da música ou sobre vida de grandes astros.
Sem dúvidas, Metal: A Headbanger’s Journey ou Metal – Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal em português, lançado em 2005 é um dos documentários mais populares entre os fãs de heavy metal. Também pudera, ele é realizado pelo antropólogo canadense Sam Dunn, um legítimo headbanger!
Apaixonado pelo estilo desde os 12 anos, Dunn faz uma profunda abordagem pelo metal, muitas vezes rotulado de forma pejorativa por pessoas de fora do meio. E explica que mais do que um estilo musical, quem é headbanger segue uma lealdade com suas bandas favoritas, faz questão de ir a shows, comprar CDs, camisetas e consumir outros produtos.
Assim, o metal virou um objeto de estudo de antropólogo, resultando em um material de 98 minutos de muita informação, com linguagem leve e bem humorada, onde Dunn narra a sua jornada, com uma câmera na mão, sobre o estilo de vida, costurando desde as suas origens (destaque para a árvore genealógica do metal), entrevistando fãs e aprofundando sobre o assunto.
Mas a grande sacada é que o protagonista do documentário é o fenômeno social que é o heavy metal, sem tanto sensacionalismo de um fã apaixonado, mas ouvindo todos os lados desse universo, mostrando as suas diferenças e semelhanças.
Vários assuntos são abordados em A Headbanger’s Journey, como o significado do Maloik, os famosos chifrinhos feito com as mãos /,,/, Black Metal na Noruega, ocultismo, mulheres no metal, significado do nome no estilo musical e muito mais.
Grandes nomes como Vince Neil (Mötley Crüe), Geddy Lee (Rush), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Ronnie James Dio (Dio), Tommy Iommi (Black Sabbath), Lemmy (Motorhead), Alice Cooper, Dee Snider (Twisted Sister) e Rob Zombie (White Zombie) dão seus depoimentos, enriquecendo o material, com histórias interessantes e curiosas.
E a trilha sonora dispensa apresentações! Afinal, um documentário que aborda o heavy metal obrigatoriamente deve ter clássicos como “Balls to the Wall” (Aceppt), “Decency Defied”(Cannibal Corpse), “Heaven and Hell” (Dio), “Run to the Hills” (Iron Maiden), “Master of Puppets” (Metallica) e mais contemporâneos, como “Laid to Rest”(Lamb of God), “Silent Wars” (Arch Enemy) e “Havenless” (Enslaved).
Com esse material rico, A Headbanger’s Journey virou item obrigatório para os fãs de metal. O documentário estreou no Festival Internacional de Toronto. Em 2008 uma continuação do documentário foi produzida e intitulada Global Metal, que em breve será abordado no Rock N’ Movie, fiquem ligados!