Eddie Vedder é o vocalista de uma das maiores e mais bem sucedidas banda de Rock de todos os tempos, o Pearl Jam. A banda, ao lado de Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, fez com que o mundo olhasse para Seattle com outros olhos e percebesse que havia uma cena musical genuína, revolucionária e marcante para o mundo do Rock e da música em geral, o Grunge.
O termo Grunge foi utilizado para determinar um grupo de bandas que fazia um Rock Alternativo com letras melancólicas e reflexivas, questionando o modo de vida das pessoas, questionando o próprio Rock que estava em alta na época (Glam Metal) e questionando o sexismo, o machismo e as demais opressões. Tudo isso com uma sonoridade bem suja e agressiva.
Essa melancolia muito evidente deixava clara a fragilidade de muitos destes músicos e, principalmente, dos frontmans destas bandas, mutias vezes responsáveis pelas composições das letras de suas músicas. Não é à toa que muitos destes ícones tiveram fins trágicos que envolvem ou suicídio ou overdose: assim foi com Kurt Cobain do Nirvana, Laney Staley do Alice in Chains, Scott Weiland do Stone Temple Pilots e com Chris Cornell do Soundgarden.
O único grande ícone desta geração que ainda segue vivo, que ainda segue a frente de sua banda, que ainda segue nos palcos, que ainda segue compondo, tocando e cantando é Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. E não, este fato não é por acaso: Eddie Vedder transcendeu o Grunge.
Diferente dos outros nomes citados, Eddie Vedder soube amadurecer, soube ser resiliente, soube enfrentar os problemas emocionais comuns em toda uma geração e conseguiu superá-los. Este amadurecimento é evidente tanto em sua postura como em suas letras e o Canal Epifania Experiência do Youtube analisou oito frases do músico que expressam toda essa evolução e maturidade conquistada por ele.
Epifania Experiência é um canal do Youtube que trata sobre desenvolvimento pessoal, sobre livros, sobre filosofia, arte em geral e, também, sobre música. Mas não fala da música em si apenas pelo som, fala do impacto que a mesma tem nas pessoas. O canal une a teoria à prática e mostra, por meio de seus vídeos, que não adianta ter o conhecimento se não fizer nada com ele; mas também não adianta ter atitude sem ter o conhecimento. Os dois pilares são estes e, sem um deles, tudo vira ruínas. Pelo jeito, Eddie Vedder entendeu isto muito bem.
Vamos então às frases, elas mudarão seu modo de ver a vida e provarão porque ele é o último grande ícone do Grunge vivo. Todas elas foram tiradas das próprias músicas da banda ou de sua carreira e são analisadas pelo canal Epifania Experiênica no vídeo, apresentando todo o contexto em que a mesma foi inserida e provando, dando o exemplo da vida do próprio Vedder a estas interpretações. Junto da interpretação do canal, estão minhas impressões sobre a letra e minha interpretação das frases e das músicas.
Para ouvir as músicas, basta clicar em cada um dos seus nomes ou ouvir pela playlist que se encontra ao final do texto.
01. “Eu sei que eu nasci e eu sei que vou morrer, o meio é meu” – I Am Mine; Pearl Jam – Riot Act (2002)
Temos a certeza que nascemos e temos a certeza que morreremos, o que importa é o meio, é a parte em que estamos vivos. E, como disse Eddie Vedder, este meio é nosso e somos nós que controlamos como lidar com tudo isso e somos os responsáveis pela nossa vida.
Não somos vítimas do destino e nem do determinismo, nós temos que tomar a rédea de nossa vida e fazermos o melhor possível com ela: o controle está em nossas mãos e podemos lutar para fazermos o melhor para nós mesmos, sem esperar que algo aconteça do nada, sem esperar que o universo conspire a nosso favor.
02. “Eu conhecia todas as regras, mas as regras não me conheciam” – Guaranteed; Eddie Vedder – Into the Wild (2007)
A faixa está presente no filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem) e, sabendo disso, fica difícil saber onde o eu lírico da música é a voz de Eddie Vedder e onde é a voz de Christopher McCandless, protagonista e anti-herói da trama. Mas, o importante é que há uma mensagem ali: conhecer todas as regras não quer dizer que vamos segui-las.
Eddie Vedder conhece as regras, mas as mesmas não o conhecem, deixando assim que ele possa ultrapassá-las e ir muito além do esperado. Isto é evidente ainda mais quando falamos de regras impostas pela sociedade, determinando um costume ou uma forma de vida específica; muitas destas regras jamais seduziram o músico, que preferiu transcendê-las, que preferiu ir além, que preferiu ir além do limite que achava que existia em si mesmo.
Mas isto não significa ir contra a moral e a ética, significa “pensar fora da caixa”, sair do óbvio, inovar e criar suas próprias regras em sua vida.
03. “Eu sou um homem de sorte por contar nas duas mãos as pessoas que eu amo. Alguns só têm uma, outros não têm nem uma” – Just Breath; Pearl Jam – Backspacer (2009)
É engraçado pensar nisso, pois estamos na era digital onde todos têm milhares de amigos ou de seguidores nas redes sociais, mas que, na hora de falar de amigos e pessoas que realmente amamos, as pessoas podem contar estes amigos em apenas duas mãos. É pouco? Nem tanto! Na verdade talvez a definição de amor que esteja realmente distorcida nos dias atuais.
O amor deve durar, o amor é raro, o amor é algo especial e por isso não é fácil estabelecer que amamos a todas as pessoas que conhecemos em todos os momentos. O amor não é algo passageiro ou um sentimento simples de lidar, ele é intenso e considerar alguém um amigo e amá-lo é uma tarefa mais complexa do que parece.
04. “Tal é o jeito do mundo que nunca se pode saber onde colocar toda sua fé e como ela vai crescer” – Rise; Eddie Vedder – Into the Wild (2007)
Achar que as coisas são eternas e se apegar a elas é um grande defeito. Muitas vezes vemos como as coisas estão e achamos que estamos vendo como elas são: tudo muda e temos que nos acostumar com isso. Tudo muda e está tudo bem que seja assim.
Então, como podemos saber onde depositar nossa fé? Na verdade, não podemos. Como tudo muda, o que é verdade hoje para nós, amanhã pode não ser.
O lado positivo disto é que, assim como tudo muda, nós também podemos mudar, nós também podemos evoluir e isto é muito bom se soubermos aproveitar da maneira certa.
No decorrer da música, Eddie Vedder fala: “Vou me erguer transformando erros em ouro […] vou me erguer, achar a minha direção magneticamente”. Se não conseguimos acertar sempre, podemos crescer com todo aprendizado que temos no decorrer de nossa vida e isto é importante para traçarmos um melhor caminho e não repetirmos antigos erros.
05. “Eu não me importava antes de você estar aqui, eu dançava gargalhando com a eternidade” – Sirens; Pearl Jam – Lighting Bolt (2013)
Como já dizia Bob Dylan (grande influência para Eddie Vedder e vários outros músicos): “Quando você não tem nada, você não tem nada a perder”; ele se refere a como amar muito alguém faz com que mudemos nossa forma de viver e de enxergar a vida: antes deste sentimento, não tinha nada a perder; agora tem, e muito a perder: o grande amor.
Tudo parecia mais simples, agora há uma vulnerabilidade na chance de perder alguém. Não, aqui não é uma reclamação referindo-se a um passado melhor, é a constatação do amadurecimento e da responsabilidade presente em sua vida hoje: cuidar de quem se ama.
Ele ainda diz na mesma música: “Eu te puxo para perto, tanto a se perder, sabendo que nada dura para sempre”; aqui ele deixa claro sua mortalidade e sua fraqueza, mostrando que mesmo que faça tudo para proteger seu amor, nada é eterno e um dia isto vai acabar, uma vez que a morte é inevitável. Mas, mesmo dentro deste cenário, todo o possível será feito para que o amor seja preservado e não há mais aquela visão jovem de uma vida eterna, irresponsável e inconsequente: agora tem um grande motivo para viver, um alguém para amar e cuidar.
06. “Eu acho que foram as surras que me fizeram sábio, mas não vou agradecer nem pedir desculpas” – Rearviewmirror; Pearl Jam – Vs. (1993)
Os tempos difíceis é o que nos fazem crescer e isto é o que Eddie Vedder confirma em sua frase. Porém, ele ressalta que, como pagou caro pelo conhecimento, não tem por que agradecê-lo, uma vez que foi uma troca, tudo está quitado. O conhecimento é importante, mas veio com muito sofrimento.
O preço foi pago, o aprendizado veio e é assim que as coisas fluem: não há porque se martirizar e não há porque agradecer, tudo está quite.
07. “Aquele que esquece será destinado a lembrar” – Nothingman; Pearl Jam – Vitalogy (1994)
Aqui é sobre o término melancólico de um relacionamento. O eu lírico se esqueceu de amar e por isso acabou deixando a pessoa de lado. Porém, o arrependimento veio e ele foi condenado a não mais se esquecer de seu ato e lembrar-se de tudo o que perdeu.
O erro cometido deve ser lembrado, mas simplesmente para não se repetir novamente em nossas vidas. Esta é a melhor mensagem que a frase pode trazer, uma vez que, se esquecermos completamente de nossos erros, pode ser que venhamos a errar novamente na mesma coisa e a lembrança neste momento será tarde demais.
08. “É uma arte viver com dor” – Love Boat Captain; Pearl Jam – Riot Act (2002)
É uma frase direta, simples e muito forte. Aqui se resume todo o sentimento do Grunge. Tal arte é tão difícil de ser alcançada que apenas sobrou Eddie Vedder dentre todos os grandes nomes da cena. Seja o suicídio, seja a overdose, não importa: de qualquer forma houve a escolha pela fuga da realidade. Esta fuga, certamente foi motivada por uma dor intensa, por uma angústia que insistia em não passar.
A dor é claramente um tema recorrente na vida e na obra de toda esta geração, mas nem todos souberam lidar com ela.
Eddie Vedder sobreviveu, ele certamente aprendeu a viver com esta dor e, por isso, amadureceu o suficiente a ponto de ser o último ícone desta geração. Em suas frases vemos que há muita coisa para se aprender e se conhecer sobre ele e sobre a vida. Há muitas faces dele aqui, há muitas fases de sua vida expressas em sua obra. Ele não deixou de ser aquele jovem rebelde do começo de carreira, ele apenas amadureceu esta mesma rebeldia e aplicou-a em outras áreas de sua vida. Ele aprendeu a viver e a superar todos os limites que antes pareciam impossíveis, ele aprendeu a viver com a dor e a superá-la, ele aprendeu com seus próprios erros e sabe que o único responsável por sua vida e sua felicidade é ele mesmo.
Que nós também aprendamos com as frases de Eddie Vedder e consigamos evoluir em nossas vidas assim como ele conseguiu fazer e registrou tudo em sua obra.
Clique abaixo e confira o vídeo de Epifania Experiência chamado 8 Frases de EDDIE VEDDER para MUDAR SUA VIDA.
Abaixo está a playlist com as 8 músicas do Eddie Vedder e do Pearl Jam citadas acima na ordem citada no texto, Clique para ouvir.