U2 – Boy
*LANÇAMENTO: 20 de outubro de 1980
*GRAVADORA: Island
Primeiro álbum de estúdio da banda de rock irlandesa U2, contém muitas músicas do catálogo de 40 músicas da banda na época, incluindo duas faixas que foram regravadas de suas versões originais em seu lançamento de estréia, o EP Three. Foi gravado de julho a setembro de 1980 no Windmill Lane Studios, em Dublin, que se tornou o local de gravação escolhido pelo U2 durante os anos 80. Foi a primeira vez que trabalharam com Lillywhite, que empregou técnicas de produção não muito comuns, como gravar os tambores de Mullen em uma escada e gravar garrafas e garfos esmagados, jogados contra uma roda de bicicleta giratória. A banda considerou Lillywhite muito encorajador e criativo, e posteriormente ele se tornou um produtor frequente. Tematicamente, as letras do álbum refletem sobre adolescência, inocência e passagem para a vida adulta, temas representados em sua capa através da foto do rosto de um menino.
Boy recebeu críticas positivas e incluiu o primeiro single do U2 a tocar em rádios americanas, “I Will Follow”. O álbum alcançou o número 52 no Reino Unido e o número 63 nos EUA, e foi seguido pela primeira turnê da banda na Europa continental e nos EUA, a Boy Tour. Em 2003, Boy foi classificado como número 417 na Rolling Stone ‘lista de’ Os 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos ‘. Em 2008, uma edição remasterizada do Boy foi lançada.
O tema do álbum é a natureza psicológica da transição da adolescência da infância para a masculinidade, com letras e música atmosférica examinando uma aurora da sexualidade (An Cat Dubh), a entrada na adolescência (Twilight), a mortalidade (Out of Control), o exílio do passado imposto pela passagem do tempo (Into the Heart), distúrbios mentais (The Electric Co.) e ambição juvenil (The Ocean). “I Will Follow” se concentrou no trauma da morte prematura da mãe de Bono quando ele era um jovem adolescente.
As letras do álbum possuem várias referências literárias, “Shadows and Tall Trees”, que recebeu o nome de um título de capítulo no romance de William Golding , Lord of the Flies , e “The Ocean” menciona o romance de Oscar Wilde , The Picture of Dorian Gray.