É inegável que a banda Vocifer, é uma das grandes revelações do ano de 2020 no Metal Nacional. O grupo oriundo do estado do Tocantins, lançou em janeiro o disco de estreia, Boiuna.
Abordando temática folclórica e abrindo espaço com seu trabalho, o grupo falou exclusivamente com a Roadie Metal sobre o atual momento, cenário, futuro e participação na mais recente compilação produzida pela empresa de comunicação.
Confira o bate-papo com João Noleto, vocalista da banda e todas as revelações que o música deu acerca de sua banda e obra.
Como surgiu sua banda, conte-nos como foi que tudo começou?
A Vocifer surgiu quando João Noleto (vocalista) e o Lucas Lago (baixista) finalizaram um projeto anterior e decidiram começar um novo em folha com propósitos alinhados. Depois de muitos anos e muitas formações em 2020 o primeiro disco com temática na cultura do norte do Brasil foi lançado.
Quais materiais vocês já possuem lançados e como as pessoas podem encontra-los?
Lançamos o primeiro álbum em janeiro de 2020. Se chama Boiuna e está disponível em todas as plataformas digitais.

O que você espera levar ao público com suas letras, conte um pouco sobre seu processo criativo, como vocês escrevem as letras e qual a mensagem que está por traz?
O álbum Boiuna é conceitual e com elementos da cultura e do folclore amazônico. Nos norteamos principalmente pela lenda da Boiuna, a cobra gigante que assombra as margens do Rio Tocantins, mas existem outros elementos culturais e regionais no disco, como por exemplo o ritual da Queima dos Tambores que acontece no distrito de Taquaruçu. Dessa forma o público poderá conhecer um pouco sobre a cultura do nosso Estado, ou pelo menos aproveitar uma boa história.
O que te fez querer participar da atual edição da coletânea Roadie Metal?
Desde sempre foi um dos objetivos da banda. Todos os anos acompanhávamos as coletâneas e sentíamos que nossa hora ia chegar um dia. Vários ídolos e referencias nossas passaram pela coletânea, então sabemos o peso e importância que ela tem no currículo de qualquer banda de metal.
Como você enxerga o atual momento do cenário do Metal Nacional?
Hoje o momento é de reinvenção, para todo artista. O distanciamento social, crise econômica, vai aflorar o lado criativo de todo profissional de cultura, em especial os músicos de metal que é um estilo já segmentado. Portanto, renovação e reinvenção.
Está sendo preparado alguma novidade para os próximos dias? Tem algum lançamento vindo por aí? Conte-nos alguns detalhes!
Esperamos que ao final do ano lancemos algumas faixas ao vivo dos shows que abrimos para a Noturnall na Redemption Tour e também o show de lançamento oficial do álbum boiuna que ocorreu em março em Palmas, TO.

Deixe uma mensagem em nome da banda para nosso leitor!
Primeiramente, agradecer a Roadie Metal pelo espaço, parabenizar pelo trabalho primoroso todos esses anos. E agradecer a atenção e o carinho do leitor, o metal precisa de vocês agora mais do que nunca. Vamos todos juntos nessa empreitada. Muito obrigado e grande abraço.
Formação:
João Noleto – Vocal
Lucas Lago – Baixo
Pedro Scheid – Guitarra
Gustavo Oliveira – Guitarra
Raphael Carvalho – Bateria
Links: