O Carcass inventou um subgênero do Metal: o chamado Melodic Death Metal com o lançamento do fantástico álbum “Heartwork” (1993), uma verdadeiro mutação sonora, após os primeiros lançamentos da banda tocando Grindcore. Após “Swansong” (1996), a banda resolveu se separar e os fãs mais fervorosos puderam se consolar com o surgimento do Arch Enemy, a então nova banda do guitarrista Michael Amott, que também havia tocado no trabalho de 1993.

Felizmente, a banda retomou as atividades e após alguns anos, lançou o petardo “Surgical Steel”, onde retomam sua saga de moldar o estilo. É perceptível a riqueza de detalhes, cada nota executada, cada efeito nos instrumentos, tudo foi muito trabalhado e estudado. Decididamente, o lado mais cru dos primeiros trabalhos estava agonizando de uma vez por todas, e a ideia de mostrar técnica acima dos padrões de mercado eram “a bola da vez”.

“Thrasher’s Abbatoir” é a que mais flerta com o Grind, mas com uma qualidade de produção e gravação tão cristalina como esta, fica difícil associar os estilos. Outros destaques vão para a levemente cadenciada, “A Congealed Clot of Blood” e a Death Metal old school “316L Grade Surgical Steel”. A faixa de encerramento é a longa “Mount of Execution” que tem uma levada Thrash Metal que poucas vezes o Carcass explorou em sua carreira. Essa é a melhor de todas!

Há ainda um pacotão de 5 faixas extras no relançamento do álbum no ano seguinte. Todas as faixas bônus do relançamento do álbum, também foram lançadas no formato EP, chamado “Surgical Remission / Surplus Steel”, um tremendo presente aos fãs.

Apesar de não ter mais a mesma pegada dos áureos tempos, “Surgical Steel” é um presente aos fãs de Death Metal. Se não está no mesmo nível do clássico e histórico “Heartwork”, cada segundo da audição vale muito a pena. Seu sucessor já foi gravado e tem a data de lançamento para o segundo semestre deste ano, porém a pandemia pode prorrogar um pouco esta data. Só nos resta esperar. Enquanto isso, ouvirei o álbum muitas vezes durante a quarentena. Vale a pena!

Carcass – Surgical Steel
Data de lançamento: 13 de setembro de 2013
Gravadora: Nuclear Blast

Tracklist
01 – 1985
02 – Thrasher’s Abattoir
03 – Cadaver Pouch Conveyor System
04 – A Congealed Clot of Blood
05 – The Master Butcher’s Apron
06 – Noncompliance to ASTM F899-12 Standard
07 – The Granulating Dark Satanic Mills
08 – Unfit for Human Consumption
09 – 316L Grade Surgical Steel
10 – Captive Bolt Pistol
11 – Mount of Execution
12 – A Wraith in the Apparatus (bônus)
13 – Intensive Battery Broodin (bônus)
14 – Zochrot (bônus)
15 – Livestock Marketplace (bônus)
16 – 1985 (Reprise) (bônus)


Formação
Jeff Walker – vocal, baixo
Bill Steer – guitarra, vocais adicionais
Dan Wilding – bateria




Formação
Jeff Walker – vocal, baixo
Bill Steer – guitarra, vocais adicionais
Dan Wilding – bateria