21 álbuns do Século XXI: #09 – Warrel Dane – Praises to the War Machine (2008)

Desde o início de sua carreira no Serpent’s Knight, depois passando pelo Sanctuary, e culminando no Nevermore, Warrel Dane sempre se mostrou um músico a frente de seu tempo. Letrista e compositor de mão cheia, Warrel poderia muito bem seguir carreira solo, tamanha sua capacidade de criação.

Com uma mente tão brilhante, era natural que ele quisesse explorar outras sonoridades e expor suas diversas influências, e isso foi o ponto de partida para que gravasse seu primeiro álbum solo. Com os guitarristas/baixistas Peter Wichers (ex Soilwork) e Matt Wicklund (God Forbid) e o baterista, Dirk Verbeuren, entraram em estúdio e gravaram um álbum tipicamente Rock & Roll que explorou em especial, o gótico e o progressivo, elementos ainda pouco explorados na carreira do vocalista.

O álbum abre com a melódica “When We Pray” e segue com “Messenger” e a especialíssima participação de Jeff Loomis, seu então companheiro de Nevermore no solo. Outro que aparece com uma marcante participação especial, é James Murphy (ex Death e ex Testament) em “The Day the Rats Went to War”, abrilhantando ainda mais o trabalho.

Um dos pontos altos é o cover do The Sisters of Mercy para a faixa “Lucretia My Reflection”, trazendo à tona a veia gótica a que nos referimos. Obviamente, ficou mais pesada que a original, com Warrel conseguindo encarnar perfeitamente, o personagem para cantar essa faixa. Warrel realmente gostava do compositor estadunidense, Paul Simon, já que gravou mais uma cover dele, “Patterns”, sendo que no Nevermore já havia gravado “The Sound of Silence”. Tudo com aquela veia Rock & Roll bem trabalhada, para ouvir naquele momento em que queremos algo mais light.

Warrel Dane – “Brother” (2008)

A faixa bônus “Everything Is Fading” é uma das melhores do disco, e nela podemos ver as facetas mais variadas de Warrel, um verdadeiro coquetel de vozes. Um show à parte!

Peter Wichers, que além de guitarrista, acumulou também as funções de compositor da maioria das faixas e produtor, deixou Warrel Dane tão satisfeito com a parceria, que o chamou para o trabalho seguinte do Nevermore lançado 2 anos depois.

Após o fim do Nevermore, Warrel passou a frequentar o Brasil com certa frequência, e junto com músicos brasileiros, gravou a sequência de “Praises to the War Machine”, mas infelizmente, Warrel faleceu antes do lançamento, mas certamente, ficou orgulhoso do seu trabalho póstumo, que pouco se parece com este álbum aqui em questão.

Um artista único, uma mente brilhante, sua obra jamais será esquecida pelos amantes da música pesada. Uma performance única de um grande intérprete, é sempre algo imperdível. Pela falta de peso, alguns podem torcer o nariz, mas pra quem gostava de Warrel, aqui temos um momento ímpar. Ouça!

Link para todas as faixas

Warrel Dane – “Praises to the War Machine”
Data de lançamento: 25 de abril de 2008
Gravadora: Century Media

Tracklist
01 – When We Pray
02 – Messenger
03 – Obey
04 – Lucretia My Reflection (The Sisters of Mercy cover)
05 – Let You Down
06 – August
07 – Your Chosen Misery
08 – The Day the Rats Went to War
09 – Brother
10 – Patterns (Simon & Garfunkel cover)
11 – This Old Man
12 – Equilibrium
13 – Everything Is Fading (bônus)


Formação
Warrel Dane – vocal
Peter Wichers – guitarra, baixo
Matt Wicklund – guitarra, baixo
Dick Verbeuren – bateria

Encontre sua banda favorita