Salvo engano, é a quarta vez seguida que o quadro Roadie Metal Cronologia me presenteia com uma banda que eu desconhecia. Dessa vez, fui “contemplado” com os californianos do Suicide Silence e seu debut “The Cleasing”. Vamos então direto às minhas impressões.
A banda foi formada em 2002, e depois de mudanças na formação, a turma se estabilizou em meados de 2006 com o vocalista Mitch Lucker, os guitarristas Chris Garza e Mark Heylmun, o baixista Mike Bodkins e o baterista Alex Lopez. A proposta musical é o chamado Deathcore, estilo esse que afirmo ter dificuldades enormes em digerir. Contudo, dentro de minha audição e pesquisa a respeito da estreia da turma, achei alguns detalhes interessantes.
“The Cleansing” chegou nas prateleiras no dia 18 de setembro de 2007, pelo selo Century Media. De cara já atinge a posição 94 no Top 200 da Billboard e vendendo mais de 7 mil cópias na primeira semana, tornando-se uma das mais bem sucedidas estreias da história do selo. O trabalho foi gravado no King Size Soundlabs, em Los Angels com o engenheiro de som John Travis e posteriormente mixado no Antfarm Studio, na Dinamarca, pelo produtor Tue Madsen. Todo esse cuidado mostrou ser uma aposta da gravadora com os rapazes. E posso dizer que a produção é um dos grandes destaques do álbum.
Musicalmente falando, “The Cleansing” mostra em seus pouco mais de 43 minutos tudo aquilo que já é tipico das bandas de Deathcore. Músicas rápidas, peso, riffs violentos, uma cozinha consistente e um trabalho interessante de Mitch Lucker alternando guturais graves e rasgados dão o tom ao longo da audição. Não poderia não deixar de mencionar o destaque para “Unanswered”, que serviu de carro chefe para a divulgação, e não é para menos.
Resumo da ópera. Para os fãs do gênero, sem dúvidas, é um item obrigatório.
Tracklist:
Revelations (Intro)
Unanswered
Hands Of A Killer
The Price Of Beauty
The Fallen
No Pity For A Coward
The Disease
Bludgeoned To Death
Girl Of Glass
In A Photograph
Eyes Sewn Shut
Green Monster
Destruction Of A Statue
Formação:
Mitch Lucker – Vocais
Chris Garza – Guitarra
Mark Heylmun – Guitarra
Mike Bodkins – Baixo
Alex Lopez – Bateria