O ano é 2008, e no dia 6 de junho, Jorn lança seu sexto álbum de estúdio, vamos fazer uma breve viagem sonora por esse ótimo e lindo álbum.
Com apenas nove músicas e somente um cover nesse álbum, o que podemos achar estranho ou algo do tipo, até porque sabemos que o mesmo tem hábito de fazer covers, diga-se de passagem que com muita qualidade, mas vamos voltar ao ótimo Lonely Are the Brave, onde temos um Heavy Metal naquela onda do Black Sabbath (Fase Dio), e é notável que Dio era sua maior influência.
A faixa título, Lonely Are the Brave, é bem o Heavy Metal tradicional, melódica e lembrando certas melodias do Iron Maiden devido a suas composições de acordes, e tem backing vocals no refrão bastante alto, o que deixa tudo ainda mais legal.
Night City tem aquela pegada Hard Rock, quase na balada, vocais mais arrastados, eu diria um pouco mais “relaxados” até se aproximar do refrão onde ele mostra um pouco da sua potência vocal, a música tem um excelente solo de guitarra, muito bem feito por Toren Moren, mesmo sendo mais lenta, é uma ótima faixa.
War of The World tem um riff que gruda, bem groovado, mas um intro curta, tem vocais bem na média de sua tessitura vocal, mas com algumas nuances entre o vocal agressivo e mais suave, eu diria que toda essa melodia vocal e seu riff ficam bem presos na sua mente, e pra completar ela tem uma vocalização no final, como se fosse um coral, o que ajuda mais a deixar ela na sua mente, e isso é bom, é uma ótima faixa, com um solo de guitarra no fim.
Shadow People é bastante agressiva em tudo, instrumental e vocal, tem o tradicional riff do Black Sabbath (citado acima), vocais mais raivosos, com bastante uso do drive, característica do Jorn, um instrumental bem feito e bem dentro da proposta pedida.
Soul of the Wind, é mais balada no seu início, mas de uma forma mais soturna e sombria, é uma faixa lenta, lembra os tempos de início do Black Sabbath, na sua fase mais Doom, e tem vocais mais médios também, acho sua parte final bastante interessante com a dobra no solo de guitarra, e claro o solo, muito bem feito e preciso onde deve ser.
Man of The Dark é Hard’n’Heavy, eu diria assim, não é veloz e nem lenta, mas fica dentro dessa ideia de composição, vocais com alturas médias, algumas modulações, o que na primeira audição eu estranhei, mas logo eu curti a ideia, e achei a melodia vocal muito bonita e harmoniosa, e a mudança de tom que vai para o refrão é o ponto que a música fica interessante por suas modulações, tem um solo bem legal também, um dos que mais gostei do álbum.
Promisses da aquele ar de música de cara durão, eu até diria que foi nela que Adrenaline Mob poderia ter se inspirado a começar seus trabalhos, é pesada, tem um groove no meio do riff inicial, tem um vocal mais grave, refrão que gruda e bem forte, uma bateria bem marcante, e tem um “pézinho” no prog, é uma das melhores faixas do álbum.
The Inner Road é a faixa mais Rock’n’Roll do álbum, é bem direta, tem um riff bonito, tem uma bela queda no andamento e na pegada, com um belo interlúdio, seguido de um solo de guitarra, eu diria até que seria uma ótima faixa de encerramento.
E a última faixa é um belíssimo cover feito de uma banda antiga de Jørn Lande , o Beyond Twilight , mas com uma pegada mais pesada, porém menos soturna que a original, o solo na metade da música é excelente, a nova roupagem(mesmo sem a intro da versão original) ficou excelente, até as mudanças feitas na parte vocal ficaram incríveis, é um cover de respeito e é mais um do seu excelente e vasto repertório de covers.
Jørn Lande é tão absurdo (no bom sentido) quando se ouve em todos os sentidos, tessitura, técnica, feeling, e claro nos arranjos e instrumentais de suas composições, que por sinal tem sempre uma ótima banda o acompanhando e desde o início de sua carreira solo é tudo muito bem feito, é um artista que merece seu reconhecimento, apreciem esse álbum e essa boa lembrança.
Nota: 9,3/10
Jorn – Lonely Are The Brave
Lançado 6 de junho de 2008
Frontiers Record
Tracklist:
1 – Lonely Are the Brave
2 – Night City
3 -War of The World
4 – Shadow People
5 – Soul of the Wind
6 – Man of The Dark
7 – Promisses
8 – The Inner Road
9 – Hellfire ( Beyond Twilight cover)
Membros da banda:
Jørn Lande – Vocal
Willy Bendiksen – Bateria
Tore Moren – Guitarra
Sid Ringsby – Baixo
Jørn Viggo Lofstad
Participações:
Espen Mjøen – Baixo (músicas 5 e 6)


