Na noite de sexta-feira 6 de março o vocalista da “maior banda de Heavy Metal do planeta”, Bruce Dickinson, durante um evento no Cinemax Hamburg-Dammtor (Hamburgo/Alemanha), no qual firmou presença, novamente chamou a atenção de “cantores que usam teleprompters durante apresentações ao vivo”, fazendo uma crítica direta ao frontman do Judas Priest, Rob Halford.  

NR: teleprompter, ou autocue, é um dispositivo de exibição (um monitor) que solicita que a pessoa fale com um texto visual eletrônico de um discurso ou script, e geralmente é usado por âncoras de telejornal, políticos em propaganda eleitoral e também (pasmem!) por vocalistas – incluindo Rob Halford e Ozzy Osbourne – o que “facilita” a carga de memória para armazenar textos muito longos ou em grande quantidade.

Bruce, em meio a uma apresentação que fazia, proferiu as seguintes diretas: “Eu não uso autocue no palco. Muitos cantores agora, têm apenas as palavras: ‘Breaking the Law, Breaking the Law’. ‘Breaking the Law, Breaking the Law’. ‘Breaking the Law, Breaking the Law’. ‘Breaking the Law, Breaking the Law’. 

Assista o video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=u5FmzMkbXyY

Estas “agulhadas” se remetem aos comentários que Bruce fez no ano de 2014 em uma entrevista ao The Guardian, quando afirmou: “Eu nunca percebi que as pessoas estavam usando autocues. Que porra é essa? As pessoas pagam um bom dinheiro e você nem consegue se lembrar das palavras sórdidas“. O mais idiota que eu já vi foi Breaking the Law. Está na porra da autocue! É ridiculo.

Naquele ínterim, logo após a publicação da entrevista de Bruce no The Guardian, Rob Halford foi questionado pela (maligna) imprensa sobre os comentários do vocalista do Maiden. Halford simplesmente quedou uma cascata de água glacial sobre os ouvintes mais treteiros e prestou uma “aula de classe”, notadamente oriunda da sua estirpe do cavalheirismo ingles: “Bem, a primeira coisa que vou dizer sobre isso é que Bruce Dickinson é um bom amigo meu; eu o amo até a morte. Acho que ele é um cantor incrível, ele é um ótimo showman, está em uma banda maravilhosa, Iron Maiden, que é uma das maiores bandas de metal do mundo. E quanto ao que as pessoas dizem umas sobre as outras, não acho que realmente signifique muito, para ser sincero. Dizemos o que dizemos, dependendo do dia e a emoção em que estamos. Eu sei que o coração de Bruce está no lugar certo, e ele apenas disse o que disse, e é tudo o que há para comentar a esse respeito.

Bruce e Rob, juntos em foto promocional

O líder do Judas Priest, em 2010, já havia justificado seu uso de teleprompter em uma entrevista à QMI Agency, quando afirmou que “havia substituído Ozzy (que havia adoecido) em um show do Black Sabbath, e que agora também fazia uso do aparelho em seus projetos musicais, tendo em vista que faz muitas coisas”. Halford, mantendo a elegância, ainda disse: ”Não me lembro. Gostaria de ser como meu companheiro Bruce Dickinson e poder fazer tudo, mas preciso desse cobertor de segurança.”