Em seu release de apresentação está escrito: “Com que frequência quatro adolescentes crescem a um raio de 800 metros um do outro, frequentam a mesma escola e ouvem exatamente a mesma música? ” Pois foi justamente isso que aconteceu no final dos anos 80 com os amigos e músicos, Dave Baumann (vocal/baixo), Jason Mooney (bateria), Rob Anthony (guitarra) e Todd Saikie (guitarra), que fundaram em 1983, o Acrophet.

A banda norte americana, é identificada por muitos como um grupo influenciado pelo som da Bay Area, algo notório e perceptível em seus dois álbuns lançados na rápida e marcante carreira dentro da música pesada.

O primeiro registro de estúdio, Corrupt Minds, é até os dias de hoje, considerado um disco clássico e icônico da cultura Thrash Metal e Underground do Estados Unidos. Um pouco antes do lançamento, a banda chamava a atenção com suas apresentações agressivas e pela idade dos músicos, que não passava dos 17 anos, e ao lançarem a demo de estreia (material raríssimo), “The Answer Within”, dominou a cena de Milwaukee, levando entre 400 a 1000 pessoas em seus shows. Tamanho barulho chamou a atenção da gravadora Road Runner Records, que assinou com a banda e lançou em 1988, o aguardo debut Corrupt Minds.

Rapidamente tomaram conta do cenário local, sendo destaque em grandes festivais daquele mesmo ano e sendo a primeira banda do Underground a fazer um tour pelo México, lembrando que nessa época, nenhum deles tinham completado os 18 anos. Nesta época eles abriram para bandas como Sepultura, Flotsam And Jetson, King Diamond, Death, Exodus, Testament, Overkill, Death Angel, Nuclear Assault, Realm e vários outros grandes nomes.

O Acrophet também entrou para a história de sua cidade, por ser a mais jovem e primeira banda a assinar com uma grande gravadora, motivo que tornou os garotos o orgulho de Milwaukee. O álbum Corrupt Minds vendeu absurdamente bem e muitos acreditavam que a banda se tornaria o novo Slayer do Estados Unidos, ou até mesmo, um novo Metallica. Para se ter uma ideia, na primeira semana de vendas do disco, o mesmo alcançou as paradas no número três, logo atrás do U2.

Um dos grandes destaques do registro, Corrupt Minds, é a velocidade dos riffs que em sua maioria são palhetadas rápidas e que não dão tempo de respirar. Os vocais mais graves e densos de Dave Baumann, também chamam a atenção, por fugir daqueles mais conhecidos e tradicionais da época, que exploravam linhas mais agudas e rasgadas. Some a tudo isso, que as letras e composições em grande maioria, tinha o baterista Jason Mooney, como principal compositor.

Destaques de Corrupt Minds:

Into To Corruption/Corrupt Minds – Slaves of Sin – Legend Has It – Crowd Distress – Lifeless Image

Passados alguns meses após o lançamento do aclamado Corrupt Minds, o Acrophet teve a baixa do guitarrista Rob Anthony, para seu lugar foi recrutado, Dave Pelino. Com essa mudança, a banda lança em 1989, Faded Glory, que é um trabalho muito mais polido, bem produzido, mas que não chamou tanta atenção como seu antecessor.

Obviamente que em Faded Glory, os caras apresentaram um registro mais inspirado e ainda mais rápido, onde Thrash e Hardcore, andam em uma estrada única. O disco é mais cheio e intenso, mas mesmo assim, não obteve tamanha repercussão, tanto que a Road Runner não renovou com a banda e esse registro acabou saindo pela Triple X Records, o que não ajudou nas vendas e repercussão perante o público.

Pouco se sabe sobre essa fase do grupo e como o fim chegou, mas fica a certeza que se o Acrophet tivesse continuada sua história, hoje seria um dos grandes nomes do Metal Mundial e com certeza estaria ativamente em tours pelo mundo, em uma utópica discografia vasta que teriam lançado no decorrer dos anos seguintes ao encerramento de sua história.

O termino do grupo foi de fato confirmado no ano de 1991, logo após a saída do guitarrista Saikie. Existe a lenda que eles terminaram um terceiro disco, mas esse nunca chegou a ver a luz do dia.

Destaques de Faded Glory:

When Time Stand Stills – Legend Has It – Silent Insanity – The American Zone 1990 – Dependency

O material da banda pode ser encontrado em todas as plataformas digitais. Acesse e escute:

Acrophet – Corrupt Minds

Data de Lançamento: 1989

Gravadora: Road Runner Records

Tracklist:

01 – Into to Corruption/ Corrupt Minds

02 – Slaves of Sin

03 – From the Dephts

04 – Lifeless Image

05 – Crowd Distress

06 – Crime For Living

07 – Holy Spirit

08 – Living in Today

09 – Ceremonial Slaughter

10 – Warped Illusions

11 – Forgotten Faith

12 – Victims of the Holocaust

Acrophet – Faded Glory

Data de Lançamento: 1989

Gravadora: Triple X Records

Tracklist:

01 – When Times Stands Still

02 – Depedency

03 – Silent Insanity

04 – Legend Has It

05 – Dead All Day

06 – The American Zone 1990

07 – Independence at Its Finest

08 – Return To Me Life

09 – Innocent Blood

10 – Forever The Fall

11 – Haunting Once Again