A mitologia Maia possui muitos mistérios sobre suas reais crenças e práticas de vida e sociais, mais especificamente, existem apenas três textos maias completos que sobreviveram através dos anos, pois o restante foi destruído e queimado durante a invasão espanhola que ocorreu a mais de 3000 mil anos atrás.
O que existe hoje sobre a mitologia Maia, se refere às extensivas crenças politeístas (crença e adoração a mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido). Essa cultura mesoamericana seguiu com suas tradições e religião até o século IX.
Toda essa mística envolvendo essa sociedade, foi o fator principal para a composição da música, Xibalba, escrita pelo músico, Lucas Ray Exp, e lançada oficialmente no EP, SPHINX.
Essa ficção criada por Lucas e inspirada na sociedade dos Maias, também sofreu forte influência do filme, A Fonte da Vida, de Darren Aronofsky, em que a morte, o amor e a busca pela vida eterna são retratadas em três eras. Mesmo não sendo um disco conceitual, Xibalba, tem ligação conceitual com as demais músicas do EP, SPHINX, que acabam abortando temas semelhantes, históricos e introspectivos.
A faixa pode ser conferida em todas as plataformas digitais ou através do Lyric Vídeo que acaba de ser liberado pelo músico.
Confira:
Mais Informações:
https://www.instagram.com/lucasray.lre/
Spotify