No último 15 de janeiro, o falecimento do pai do lendário baixista do Metallica Cliff Burton (1962-1986), deixou o mundo do rock um pouco mais cinzento.
Ray Burton faleceu aos 94 anos, e desde a morte de seu filho, estava presente em todos os shows do Metallica que podia, sendo muito querido e respeitado por todos os integrantes da banda.
Nesta terça feira, o Metallica lançou em seu site oficial uma homenagem ao Ray:
“É com tristeza incrível que dissemos adeus ao pai de Cliff, Ray Burton, na semana passada. Por 38 anos, tivemos a sorte de ter a energia, a sabedoria e a luz de Ray em nossas vidas. Sua eterna juventude com seu impulso, positividade e sorriso implacável eram incrivelmente poderosos e incrivelmente honestos”.
Ray era considerado uma figura paterna para a banda, “então, em homenagem a ele, e o tipo de homem que ele era, também queremos realmente celebrar os 94 anos de vida que Ray deu a todos, sabendo com certeza que um brilho de sua luz, sabedoria e energia estará sempre conosco para onde quer que vamos”.
Os membros também publicaram homenagens individuais em suas redes sociais, confira:
JAMES:
“Sr. Ray Burton é meu herói
Em sua forma terráquea ele se foi
Ele navegou tantas tempestades difíceis
Uma bússola forte
Verdadeira e graciosamente desgastada
Até seu último respiro, eu nunca vi um homem tão
positivo
E não havia um fã mais leal ao seu filho como
ele
Ele deixa o mundo para ficar com seus filhos e
esposa
Eu me sinto tão abençoado por ter tido ele em
minha vida
Em sua forma terráquea ele se foi
Sr. Ray Burton é meu herói
Que a paz esteja com você.
Com amor e respeito,
James”
LARS:
“Ray…
Obrigado por iluminar todo e qualquer lugar que você entra, por inspirar todos nós com sua energia positiva, sua perseverança, sua simplicidade e por sempre fazer todo mundo se sentir à vontade em sua presença… E claro, obrigada por dar o presente que Cliff foi para o mundo com seu talento único. Me sinto honrado por ter tocado ao seu lado.
Descanse em paz.
Lars”
ROBERT:
“Em meus 55 anos de existência na Terra eu conheci muitas pessoas maravilhosas e não tão maravilhosas.
Recentemente, e com certeza desde que estou com o Metallica, eu fui questionado sobre minha inspiração e minha resposta sempre é ‘Eu quero ser como o sr. Ray Burton’. Ray é o pai que todos nós queremos e precisamos. Sua energia positiva e seu apoio pelo o que fazemos é um presente poderoso com que ele nos abençoou.
Sempre sorrindo e sempre sendo sincero, ele era alguém com quem aprender. O amor de Ray por todos os gêneros musicais era incrível. Ele me contava muito sobre jazz e artistas de sua juventude, sempre compartilhando suas opiniões sobre o motivo pelo qual eles era tão especiais. Eu sempre vou lembrar dele dizendo ao meu filho ‘Praticando, tocando piano, Tye, sempre lembre que isso é muito importante para sua música. Cliff tocava o piano o tempo todo’.
Minha família, a família Metallica, e o mundo todo irá sentir falta de Ray Burton, isso é indiscutível. Ray era um guerreiro e ele iria querer que nós enfrentássemos a vida como ele, com o desejo de ser o melhor que você pode ser, de dentro para fora. Seja humilde e sempre sorria!
Nós te amamos e iremos sentir sua falta, Ray.
Descanse em paz.
Robert”
KIRK:
Muito amor, Ray
Que você finalmente esteja com Cliff e Jan.
Kirk”