Roadie Metal Cronologia: My Dying Bride – Like Gods of the Sun (1996)

Estamos no ano de 1996 e o MY DYING BRIDE lança o quarto álbum de sua carreira: “Like Gods of the Sun” é o último disco em que o baterista Rick Miah e o tecladista e violinista Martin Powell registraram suas respectivas participações em estúdio.

Aqui o vocalista Aaron Stainthorpe repetiu a fórmula do álbum antecessor e usou somente vocais limpos. E o cara tem um bom timbre vocal. Este álbum é também considerado como o menos experimental da banda em toda sua discografia.

Então a dupla de guitarristas, Andrew Craighan e Calvin Robertshaw se juntaram ao produtor Robert “Mags” Magoolan, que havia assinado a produção dos dois álbuns anteriores da banda. O álbum foi lançado em 7 de outubro de 1996, via Peaceville Records.

Vamos então destrinchar cada uma das nove faixas que compõem o quarto full-lenght desta banda de Death/Doom Metal e que fora considerado pelo vocalista Aaron Stainthorpe como o melhor disco da banda durante muito tempo:

A faixa título abre o álbum e é uma faixa bastante atmosférica, com bons riffs e algumas passagens interessantes, com influencias de Gothic e Stoner Metal em alguns momentos. Nada de novo, pois o TYPE O’NEGATIVE já fazia esse tipo de som. Mas é uma boa música.

The Dark Caress” traz bons riffs de guitarra e um belo clima sombrio. E um flerte interessante com o peso. Já “Grace Unhearing” mantém a fórmula das duas músicas anteriores, com a inclusão de elementos folks. Não é uma música ruim, mas seus sete minutos as torna maçante.

A Kiss to Remember” é também bastante extensa e aqui temos uma boa performance do baterista Rick Miah. A música tem algumas partes enfadonhas, mas no geral é regular. Esta faixa é tocada nos shows da banda até os dias atuais.

All Seept Away” foi de fato a primeira música que me chamou mais atenção, por ser mais pesada do que as anteriores. Não tão pesada quanto bandas que normalmente eu escuto, mas os riffs aqui me seduziram, ainda que tenha no meio uma quebra no andamento, que é um verdadeiro anticlímax.

For You” tem uma boa introdução, fazendo o ouvinte achar que se trata de uma música voltada pro Hard Rock, mas é uma música mais lenta, carregada de melancolia, não me agradou, mesmo que ela cresça no final e tenha um peso, mesmo que efêmero. Esta faixa ganhou um vídeo oficial, como o caro leitor pode assistir abaixo:

It Will Come” é chata, sonolenta, como grande parte das canções de Doom Metal. Ainda que os riffs de guitarras aqui sejam até bons, a composição em si é pedante.

Here in the Throat” tem riffs sensacionais e quando a banda se propõe a imprimir seu peso, a surpresa é agradável. O problema é o já citado anticlímax, que a banda insiste em provocar, com mudanças de andamento e inclusão de elementos que destoam completamente da proposta inicial. Mas a música no geral é boa, com toques modernos e talvez seja o único momento no álbum em que o ouvinte possa banguear.

For My Fallen Angel” encerra o disco em uma faixa que não tem nada a ver com Rock, tampouco com Metal. Trata-se de uma composição sem guitarras ou bateria, uma sinfonia bem interessante. E ela ainda conta com parte do poema “Venus and Adonis“, do lendário poeta William Shakespeare.

Enfim, temos um álbum que em seus 54 minutos é mediano. Não vai mudar o mundo, muito menos me tornar fã incondicional da banda. Confesso que esperava coisa pior, já que as bandas do chamado Doom Metal são em geral chatas e sonolentas, mas aqui em “Like Gods of the Sun” temos um MY DYING BRIDE mais flertando com elementos Gothic do que propriamente com o Doom e o Death Metal, embora conte com alguns riffs que cairiam bem em um estilo mais pesado e até mesmo mais extremo. A produção do disco é impecável e os músicos sabem bem o que estão fazendo e isso faz com que o resultado final seja satisfatório.

Lineup:
Aaron Stalinthorpe – Vocal
Andrew Craighan – Guitarra
Calvin Robertshaw – Guitarra
Adrian Jackson – baixo
Martin Powell – Violino e Teclado
Rick Miah – Bateria

Tracklisting:
01 – Like Gods of the Sun
02 – The dark Caress
03 – Grace Unhearing
04 – A Kiss to Remember
05 – All Swept Away
06 – For You
07 – It Will Come
08 – Here in the Throat
09 – For My Fallen Angel

Encontre sua banda favorita