Se você acha que música clássica e Metal não combinam, está enganado…
Harggard é uma (Orquestra-banda) com mais de 15 membros e tem uma grande variedade de instrumentos. Inicialmente, foi uma banda Death Metal com pegadas de Doom Metal formada na Alemanha em 1991 por Asis Nasseri (cantor, compositor e guitarrista).
Até lançar seus melhores álbuns, Haggard percorreu um longo caminho. Duas demos surgiram antes de ser uma orquestra-banda, “Introduction” de 1992 e “Progressive” de 1993.
O primeiro álbum foi lançado somente em 1997 “And Thou Shalt Trust the Seer”. Com influências de Boismortier, Mozart, Corelli, Vivaldi, Puccini, Branduardi , Haggard, especialmente neste álbum é uma mistura de música orquestral com elementos de Metal, diferentemente de Therion que é Metal com elementos orquestrais.
Para muitos fãs de Haggard, este álbum não é um dos melhores, pois os elementos de Metal não é a base deste disco, mas sim música barroca e clássica mesmo com vocais guturais. Provavelmente, a criação deste álbum não foi um trabalho fácil, pois exige uma alta educação musical e inspiração. Assim, como os próximos álbuns de Haggard, este é uma obra-prima.
Em 2000 foi lançado o “Awaking the Centuries”, considerado por alguns fãs, o melhor. De fato, houve uma grande evolução depois do primeiro lançamento. Este álbum, tem tanto metal como partes clássicas. Parece mais uma fusão de Heavy/ Black Metal com música erudita e orquestra. A música Chapter V: Prophecy Fulfilled/ And The Night Entered, é certamente uma das que mais ouvi na minha vida.
Somente em 2004 foi lançado o “Eppur Si Mouve”, alguns se dividem entre esse e o anterior, para mim são duas obras maravilhosas. Esta obra narra a vida Galileu Galilei e os problemas sociais e religiosos que ele teve por apoiar sua teoria. Este disco é uma criação perfeita e deve ter levado muito tempo para ser concluído. É como ir a um concerto de ópera para Metaleiros, tem músicas lentas, melancólicas, pesadas e rápidas. O álbum inteiro é fantástico, mas para conhecer melhor a proposta antes de apaixonar ouça as faixas “Per Aspera Ad Astra” e “The Observer”.
O último disco, até o momento, foi lançado em 2008 “Tales of Ithiria”, gravado por vinte músicos da formação e mais alguns instrumentistas convidados, o tema é sobre uma história de fantasia criada por Asis Nasseri.
Para finalizar, Haggard é uma banda referência em originalidade, admito que não é um tipo de som que todos os fãs de Metal ou de Música Clássica vão gostar, mas para quem gosta dos tipos de música, poderá ser uma de suas bandas preferidas.
Atualmente, a banda está ativa e com bastante shows na agenda de 2020, como o 70000 tons of metal (Festival de Metal em um Cruzeiro) e Wacken Open Air.
Membros
Asis Nasseri – Vocais, Guitarra (1991-presente)
Susanne Ehlers – Soprano
Veronika Kramheller – Soprano
Manuela Kraller – Soprano
Fiffi Fuhrmann – Tenor, Flauta
Nikolaus – Barítono
Claudio Quarta – Guitarra
Ally Fiddle – Violino
Andi – Percussão, Corne Inglês
Hans Wolf – Piano, teclados
Luz Marsen – bateria, Percussão (1991-presente)
Giacomo – Baixo
Linda – Oboé,
Ivica Percinlic – Violoncelo
Florian Bartl – Oboé, Corne inglês
Steffi Hertz – Viola
Johannes Schleiermacher – Violoncelo
Mark Pendry – Clarinete
Michael Stapf – Violino
Judith Marschall – Violino
Doro – Violino
Michael Schumm – Tímpano, Percussão
Discografia
And Thou Shalt Trust… the Seer (1997)
Awaking the Centuries (2000)
Eppur Si Muove (2004)
Tales of Ithiria (2008)
Gravadora: Nattvind Records