Resenhando #06: Miasthenia – Sinfonia Ritual (2019)

Resenhando é um quadro criado por mim, Helton Grunge, que visa ir a fundo nas análises sobre os trabalhos, tentando evidenciar o que ele tem de melhor, suas características mais marcantes e tentando deixar claro para o público por que ele precisa ouvir. O trabalho escolhido para a resenha de hoje foi Sinfonia Ritual da banda Miasthenia.

Sinfonia Ritual é um álbum de Epic Music lançado pela banda Miasthenia em parceira com o produtor Ifall (Londres). Contendo cinco versões orquestradas de músicas dos álbuns Supremacia Ancestral (2008), Legados do Inframundo (2014) e Antípodas (2017).

O trabalho destaca-se pela atmosfera épica e ritualística de suas composições: como uma trilha sonora que nos transporta à tragédia e honra das primeiras batalhas descoloniais pela sobrevivência de antigas cosmogonias, rituais conectados à profundidade e diversidade do ser. A versão em CD digipack foi lançada pela Mutilation Productions.

A formação da banda no trabalho Sinfonia Ritual (2019) conta com Hécate (vocal e teclado), Thormianak (guitarra) e Nygrom (bateria)

O álbum conta com 5 faixas, enfatizando a guerra antiga e as tragédias vividas pelo povo pré-colombiano que habitava na América antes da colonização europeia. Assim como uma trilha sonora, o trabalho passa uma mistura de sensações, lembrando os combates ocorridos na época e suas épicas batalhas por território e por sobrevivência.

O trabalho de teclados passa uma atmosfera forte de tensão, sendo muito bem acompanhada pela bateria e suas percussões. Para situar mais ainda o ouvinte da mensagem, sons tribais foram colocados em algumas músicas, tendo suas cantigas de guerra e seus batuques de percussão presentes no trabalho, causando uma sensação de mais proximidade com a cena.

Todas as faixas são instrumentais, apresentando uma ou outra vocalização, porém sem letra ou mensagem por escrito. A mensagem passada no trabalho é feita pela sensação que as músicas trazem. Diferente de trabalhos anteriores da, que misturavam peso à sonoridade épica, com letras em português, este apresenta alguma tensão apenas no instrumental.

O álbum serve para apresentar uma outra cara da banda: deixando de lado o peso do Metal Extremo, o som do álbum é uma trilha sonora instrumental que, se não passa uma calmaria, apresenta um trabalho sem agressividade nos instrumentos.

Sinfonia Ritual é a perfeita sinfonia de guerra, uma trilha sonora simulando a preparação e o ato da guerra em si dos povos tribais.

O grande diferencial do álbum foi a parceria com o produtor Ifall (Londres), que conseguiu transparecer, de forma genial, essas sensações descritas  anteriormente. Transformar em sinfonia o trabalho de uma banda de Metal Extremo e fazer soá-lo como se a banda trabalhasse apenas com isso, não é para qualquer produtor. O casamento entre a banda e a produção foi perfeito.

Confira a tracklist da Sinfonia Ritual (2019) da banda Miasthenia abaixo.

01 – Taqui Ongo
02 – 13 Ahau Katun
03 – Kayanereh Kowa
04 – Coniupuyaras
05 – Deuses da Aurora Ancestral

Encontre sua banda favorita