Resenha: Roadie Metal Vol.5 (2015)

E passados alguns meses após o lançamento da coletânea ROADIE METAL VOL. 4, eis que o apresentador, radialista e idealizador deste projeto, Gleison Júnior, retorna com mais uma edição da compilação underground, cada vez mais conhecida e divulgada na cena nacional.

É inegável a qualidade e a originalidade deste projeto, trazendo grandes bandas do cenário nacional e grupos abrangendo uma vasta variedade de gêneros, apresentando desde Hard/A.O.R. à Black Metal/M.M.S.

Nesta edição, abrindo o primeiro CD, temos a banda paulista “Vivalma” que nos traz a vertente Progressive Metal com uma emotiva e cativante faixa, mostrando qualidade e essência em sua sonoridade.

Continuando a audição, temos a banda goiana “Shallrise”, nos coroando com uma excelente aula de Groove Metal, sintetizando em momentos uma excelente mescla ente Thrash e Death Metal, com riffs precisos e linhas velozes com destaque para os pedais duplos avassaladores.

A terceiro nome desta coletânea já esteve presente em edições anteriores, os cariocas do “Tellus Terror”, que apresentam-nos a vertente M.M.S. (Mixed Metal Styles), contempla uma grande variedade de estilos, predominando em muitas de suas passagens o Black Metal, com uma característica muito própria e trazendo uma atmosfera old school casada com uma produção  fenomenal. Unindo a velha escola com a moderna e coesa atualidade produtiva.

Prosseguindo a audição, destacam-se  as bandas “Sunroad”, que apresenta um Hard/A.O.R. calcado totalmente na velha guarda, trazendo aos ouvintes aquela nostálgica sensação de estar numa máquina do tempo, “Rotten Pieces” executa um Death Metal  visceral e agressivo, com passagens rítmicas que mesclam-se entre Death Metal e Thrash Metal. Um verdadeiro pandemonium sonoro. O “Velho Corvo” surge com um Rock’n’Roll bem energético, mostrando aquela boa vibe Blues/Rock e trazendo aquela característica de faroeste ao projeto.

roadie 53

O segundo disco, inicia-se com a banda paranaense Krucipha, que traz um Thrash Metal/Groove Core agressivo e impiedoso, com vocais totalmente insanos e uma cadência simplesmente brutal, tendo um eloquente trabalho de guitarras.

Adiante, temos a banda gaúcha “Hollow”, com seu magnífico Thrash Metal cadenciado, pesado e com uma cozinha muito refinada, a  faixa é repleta de riffs crus, insanos e nervosos, com uma levada Groove em seu andamento.

A terceira faixa é apresentada pela banda catarinense Maquinarios, uma clássica aula de Heavy Metal, com vocais feitos em língua pátria e um belo trabalho de guitarras, tendo como destaque, o  solo presente que nos remete diretamente aos nostálgicos anos 80.

A coletânea prossegue e surgem destaques como ”Individual”, banda paulista que apresenta aquele Death Metal que caracteriza-se por peso e brutalidade, com grande destaque para as linhas de guitarra que em momentos chegam a flertar com Gore/Splatter , a ”Half Bridge” traz uma vertente mais moderna, Deathcore, uma mescla de Death Metal com Metal Core, mesclando groove com velocidade, vocais com extrema variação dentro do gutural e em alguns momentos, soando clássico e em outros beirando quase um pig squeal. “Catastrofe” é outro destaque, fazendo um Heavy/Thrash Metal bem nos moldes oitentistas, com pegada rápida e única, rifrs marcantes e viradas que alucinam aos ouvintes. Para finalizar, a  “Outlanders”, nome já conhecido por aparecer em  edições anteriores, trazem seu energético e potente Heavy/Thrash Metal com vocais estridentes, guitarras afiadas, solos velozes e insanos, com uma boa dose de originalidade.

São atitudes inovadoras como esta que fazem com que a cena underground nacional só cresça e tenha notoriedade. Sem plágios ou concorrências, apenas trazendo aos ouvintes conhecimento e mostrando que sempre existem novos horizontes a serem explorados e provando que a boa música nunca morre.

rrr

Graças à iniciativas como esta que o cenário underground ganha visão e repercussão no meio musical. Para quem ainda não conhece a Roadie Metal, é só acompanhar o programa nos dias e horários citados na foto abaixo:

rtrt

Encontre sua banda favorita