Devido ao momento que estamos atravessando, eu, Helton Grunge, decidi criar este quadro de matérias chamado 40 de Quarentena. O quadro consiste em 40 dicas de álbuns para se ouvir durante essa crise de saúde que estamos enfrentando no mundo. Uma vez que tudo está limitado e que temos que ficar o máximo possível em casa, vou sugerir 40 álbuns muito bons para que você ouça e lhe ajude a passar por este tempo de crise.
A ideia é fugir das obviedades e falar de bandas que merecem ter seu trabalho em álbum conhecido, tal sua qualidade. Não preciso aqui “chover no molhado” e apresentar álbuns clássicos, até porque sua importância na música já é clara e certamente influenciou vários trabalhos. Os álbuns não necessariamente serão da cena underground, muitas vezes serão também de bandas que já se ouviu falar, mas não se ouviu um trabalho completo dela: vale a pena conferir a matéria e conhecer os trabalhos sugeridos. Para conferir as matérias anteriores deste mesmo quadro CLIQUE AQUI.
O álbum de hoje é Sistema Contrário (2016) da banda Super Over.
Super Over é uma banda de Grunge/Rock Alternativo formada em Araraquara – SP em 2012 por 3 amigos que já haviam tocado juntos em outros projetos, mas que decidiram criar um trabalho autoral que focasse nas influências que sempre ouviram e quiseram criar.
Com o intuito de gravar músicas autorais que falam de revolução, inconformismo com o sistema, lembranças e questionamentos sobre a vida num geral, a banda segue apresentando seus trabalhos pelo Brasil, levando muito Rock e músicas de primeira para o público.
A banda apresenta uma sonoridade bem agressiva, sendo muito influenciada pelo Grunge e Rock Alternativo que surgiu em Seattle no final dos anos 80 e que se evidenciou no início dos anos 90. Com letras contestadoras e reflexivas, a banda conta com um power trio bem entrosado que sabe fazer bons shows e que gravou um ótimo álbum.
Com uma guitarra distorcida, um baixo marcante, uma bateria bem intensa e uma voz bem característica a banda inova em seu trabalho apresentando um Rock Alternativo de primeira qualidade. Aqui a sonoridade é bem intensa e direta, com bons trabalhos instrumentais mas sem muita firula: é o típico “pé na porta” que chega para ficar.
Confira a tracklist de Sistema Contrário (2016) da banda Super Over.
01. Sistema Contrário
02. Dia de Domingo
03. Desabafo
04. Tarde de Sol
05. The Fucking Grunge
06. Cegos
07. Em Todo o Mesmo
08. Esquema (Bonus Track)
É difícil destacar apenas algumas músicas de um álbum muito bom, porém vou destacar aqui quatro faixas: Sistema Contrário, Dia de Domingo, Desabafo e Esquema.
Sistema Contrário é a faixa de abertura do trabalho e é a que dá nome ao disco. Logo de início a banda já mostra sua proposta: intensidade, bons riffs e agressividade. Aliás, agressividade é a marca do trabalho num todo.
Dia de Domingo é minha preferida do disco. A música apresenta uma letra do cotidiano daqueles que batalham para conquistar seus objetivos, mas que reconhecem as dificuldades da vida e suas prioridades. As linhas de voz nesta faixa são contagiantes.
Desabafo já apresenta sua temática já no título. Talvez por isso tenha o refrão mais marcante do trabalho, uma vez que a intensidade colocada nele é bem marcante e mostra a revolta de alguém procurando dias melhores. A faixa é tão visceral que se torna contagiante.
A faixa que encera o disco é a Esquema e apresenta a corrupção do ser humano em sua forma mais crua: seja na letra da música, seja em seu videoclipe (muito bem produzido, aliás). O baixo é o instrumento central da faixa e conduz perfeitamente a música, de ponta a ponta.
A formação da Super Over no álbum contou com Fábio Over na guitarra e nos vocais, Rodrigo Over na bateria e André Over no baixo.
Então escolha seu melhor fone, escolha sua plataforma de streaming preferida e aproveite este tempo de crise social para ouvir bons trabalhos musicais. A dica de hoje foi Sistema Contrário (2019) da banda de Grunge/Rock Alternativo chamada Super Over, mas sempre teremos novas dicas aqui com um breve resumo e breve opinião minha sobre o trabalho.
Espero que a dica seja interessante e que usem este tempo difícil a seu favor, cuidando-se e cuidando das pessoas ao redor; mas sem deixar de conhecer ótimos trabalhos musicais que talvez você não teve tempo para ouvir. Ouviu o trabalho? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar sobre. Caso vá ouvir após ler a matéria, volte para dizer o que achou e se a dica valeu a pena.