40 discos que completam 40 anos #37

JOHN LENNON & YOKO ONO – Double Fantasy
*LANÇAMENTO: 17 de novembro de 1980
*GRAVADORA: Geffen Records

Quinto álbum de John Lennon e Yoko Ono, lançado em novembro de 1980 pela Geffen Records, foi produzido por Lennon, Ono e Jack Douglas, sétimo e último álbum de estúdio lançado por Lennon. O álbum marcou o retorno de Lennon para gravar músicas em período integral, após seu hiato de cinco anos para criar seu filho Sean. As sessões de gravação ocorreram na The Hit Factory, em Nova York, entre agosto e outubro de 1980. Após o seu lançamento, o álbum recebeu críticas muito negativas com muitos focando na idealização do álbum para o casamento de Lennon e Ono. No entanto, após o assassinato de Lennon, três semanas após o lançamento, tornou-se um sucesso comercial mundial e ganhou o Grammy Award de 1981 por “Álbum do Ano” no 24º Grammy Awards de 1982.
As sessões do álbum começaram na The Hit Factory, em Nova York, em 7 de agosto de 1980 e continuaram até 19 de outubro de 1980. Eles produziram dezenas de músicas, o suficiente para encher o Double Fantasy e uma grande parte do segundo álbum, “Milk and Honey”.
Lennon queria trabalhar com músicos diferentes do que anteriormente, e fez Douglas montar e ensaiar a banda sem dizer a eles com quem eles gravariam. Enquanto as sessões estavam em andamento, Douglas trouxe Rick Nielsen e Bun E. Carlos da banda Cheap Trick (a quem ele também estava produzindo) para tocar com Lennon em “I’m Losing You” e Ono em “I’m Moving On”, mas estes foram regravados com os músicos do estúdio. (A versão Cheap Trick de “I’m Losing You” foi incluída na coletânia de John Lennon Anthology lançada em 1998).
As sessões permaneceram extremamente secretas. Lennon e Ono ainda não haviam assinado contrato com uma gravadora e pagaram pelas sessões iniciais. Depois que eles estavam satisfeitos com o álbum, seu publicitário Bruce Replogle vazou a notícia de que o casal estava de volta ao estúdio.
Imediatamente, Lennon foi inundado com ofertas de todas as principais gravadoras. A indústria fonográfica ficou chocada quando o casal assinou com a recém-formada Geffen Records em 22 de setembro de 1980 porque David Geffen insistentemente insistiu em falar com Ono primeiro e considerou suas contribuições iguais às de Lennon. Ele assinou com eles antes de ouvir qualquer uma das faixas.

FORMAÇÃO:
John Lennon – vocal, guitarra rítmica, violão, piano, teclados, sintetizador
Yoko Ono – vocal
Earl Slick – guitarra
Hugh McCracken – guitarra
Tony Levin – baixo
George Small – teclados, piano, sintetizador
Andy Newmark – bateria
Arthur Jenkins – percussão
Ed Walsh – teclados, sintetizadores
FAIXAS
“(Just Like) Starting Over” 3:56
“Kiss Kiss Kiss” 2:42
“Cleanup Time” 2:58
“Give Me Something” 1:35
“I’m Losing You” 3:57
“I’m Moving On” 2:20
“Beautiful Boy (Darling Boy)” 4:02
“Watching the Wheels” 4:00
“Yes, I’m Your Angel” 3:08
“Woman” 3:32
“Beautiful Boys” 2:55
“Dear Yoko” Lennon 2:34
“Every Man Has a Woman Who Loves Him” 4:02
“Hard Times Are Over” 3:20
Encontre sua banda favorita