40 discos que completam 40 anos #32

by Gustavo Troiano

BRUCE SPRINGSTEEN – The River
*LANÇAMENTO: 17 de outubro de 1980
*GRAVADORA: Columbia

Quinto álbum de estúdio de Bruce Springsteen e único duplo (de estúdio), The River, foi produzido por Jon Landau, Springsteen e pelo colega de banda Steven Van Zandt . Esse disco foi o primeiro a ser número 1 na Billboard 200 e passou quatro semanas no topo da parada.
Originalmente, Springsteen pretendia que The River fosse um único álbum, intitulado The Ties That Bind . A versão do álbum single foi finalmente lançada como um dos discos do box set de 2015, The Ties That Bind: The River Collection. Springsteen tinha vindo a trabalhar com a E Street Band em seu estúdio em casa, Telegraph Hill Studios, que foi realmente um celeiro em sua propriedade Holmdel, Nova Jersey. No início de agosto, havia um corte inicial de 10 músicas (gravadas na Power Stationna cidade de Nova York) e Columbia começaram a acreditar que poderiam ter um novo disco de Springsteen a tempo para o Natal de 1979. Mas Bruce continuou a mexer, escrevendo músicas e fazendo demos. No início de setembro, ele trocou três músicas da primeira versão, adicionou três novas músicas e embaralhou a sequência de músicas para se adequar ao novo material.

” Hungry Heart ” foi seu primeiro single de sucesso nos dez primeiros singles pop dos EUA , alcançando o número cinco, aliás, Springsteen não pretendia que a música fosse para si mesmo, tendo inicialmente escrito para os Ramones; o gerente e produtor Jon Landau convenceu Springsteen a manter a música para si. O álbum alcançou o número um na parada de álbuns pop dos EUA, o primeiro de Springsteen, e vendeu 1,6 milhão de cópias nos EUA entre o lançamento e o Natal. ” Fade Away ” alcançou o número 20.
O álbum foi seguido por uma longa turnê da América do Norte e Europa Ocidental durante 1980 e 1981. Desde o seu lançamento, esse disco recebeu certificado quíntuplo de platina pela RIAA nos EUA, tornando-se um de seus álbuns mais vendidos e seu maior lançamento de estúdio certificado após Born in the USA e Born to Run.

FORMAÇÃO:
Bruce Springsteen – vocal, guitarra elétrica, violão, guitarra de doze cordas, gaita, percussão, piano
Roy Bittan – piano
Clarence Clemons – saxofone tenor, sax barítono, percussão
Danny Federici – órgão Hammond
Garry Tallent – baixo
Steven Van Zandt – guitarra elétrica rítmica, violão
Max Weinberg – bateria
FAIXAS
“The Ties That Bind” 3:34
“Sherry Darling” 4:03
“Jackson Cage” 3:04
“Two Hearts” 2:45
“Independence Day” 4:50
“Hungry Heart” 3:19
“Out in the Street” 4:17
“Crush on You” 3:10
“You Can Look (But You Better Not Touch)” 2:37
“I Wanna Marry You” 3:30
“The River” 5:01
“Point Blank” 6:06
“Cadillac Ranch” 3:03
“I’m a Rocker” 3:36
“Fade Away” 4:46
“Stolen Car” 3:54
“Ramrod” 4:05
“The Price You Pay” 5:29
“Drive All Night” 8:33
“Wreck on the Highway” 3:54

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish