40 discos que completam 40 anos #29

DIAMOND HEAD – Lightning to the Nations
LANÇAMENTO: 3 de outubro de 1980
GRAVADORA: Happy Face Records

Esse é o disco de estreia dos britânicos do Diamond Head . O álbum foi gravado em 1979 (após as demos de 1977 e 1979) e lançado em 1980 pela Happy Face Records, uma gravadora de propriedade do produtor Muff Murfin do estúdio The Old Smithy de Worcester, pois havia pouco interesse das principais gravadoras em relação à banda.

A banda ganhou atenção suficiente para fazer turnê como abertura do AC/DC e Iron Maiden. Embora um grupo de gravadoras tenha lutado para assinar depois com os caras, nenhuma estava disposta a se comprometer totalmente. O fato de a banda ser gerenciada na época pela mãe de Sean Harris (Linda Harris) não ajudou no momento comercial. Então, enquanto outras novas bandas britânicas de heavy metal assinavam com grandes gravadoras e lideravam suas próprias turnês, o Diamond Head estava ficando cada vez mais impaciente e decidiram que lançariam seu material através de sua própria gravadora, Happy Face Records.

O álbum foi gravado em sete dias no The Old Smythy Studio em Worcester e veio em uma capa simples, sem título, tendo apenas a assinatura de um dos membros da banda e nenhuma lista de faixas. A razão para isso foi que o novo gerente da banda, Reg Fellows, possuía uma fábrica de papelão e podia produzir capas em branco a baixo custo. Além disso, a razão para gravar este álbum foi uma tentativa de definir algumas faixas para que pudessem enviá-lo a uma gravadora que estaria mais disposta a lançá-lo, pois os custos de gravação já haviam sido cobertos. Originalmente, havia apenas 1000 cópias do álbum, que só estavam disponíveis em seus shows ou por correspondência a um preço de £ 3,50. De fato, o único anúncio por correspondência apareceu na revista de música britânica ‘Sounds’ e durou quatro semanas. No entanto, a banda não pagou pelo anúncio e acabou sendo processada.

Este álbum se tornou um dos itens mais procurados da época para colecionadores de discos. Mais tarde, houve uma segunda prensagem de 1000 cópias que incluiu a lista de faixas. As únicas fitas master originais de um quarto e meio de polegada foram perdidas por anos depois que a banda as enviou para a gravadora alemã Woolfe Records, que lançou o álbum (o deles tem uma capa com um mapa do mundo queimando).

https://www.youtube.com/watch?v=7yL-nZgAn4U
FAIXAS
“Lightning to the Nations” 4:15
“The Prince” 6:27
“Sucking My Love” 9:35
“Am I Evil?” 7:39
“Sweet and Innocent” 3:13
“It’s Electric” 3:37
“Helpless” 6:52
Encontre sua banda favorita