40 discos que completam 40 anos #25

by Gustavo Troiano

SAXON – Strong Arm of the Law
LANÇAMENTO: 1º de setembro de 1980
GRAVADORA: Carrere Records

Lançar dois petardos em um único ano não é pra qualquer banda meus amigos; pois é, o Saxon fez isso. Depois da obra-prima “Wheels of Steel” lançado em abril, os caras simplesmente chutam a porta e apresentam cinco meses depois “Strong Arm of the Law” seu terceiro álbum, estreando nas paradas do Reino Unido em 11º.
E assim como o álbum anterior, este foi muito bem sucedido, com uma quantidade incontestável de clássicos. Inclusive, os fãs da banda consideram o disco uma sequência lógica de Wheels of Steel, já que o disco citado termina com uma explosão, e Strong Arm of the Law começa com uma explosão seguida por um trovão em “Heavy Metal Thunder”.

O estilo do disco é muito parecido com o álbum anterior e as coincidências não param por aí. Ele foi gravado no mesmo estúdio do álbum anterior, o Ramport com assistência do mesmo produtor e engenheiro, Peter Hinton. Em 2009, os álbuns do período de 1980 a 1988 foram relançados com diversas faixas bônus. Na edição remasterizada deste disco, faixas gravadas em programas da BBC em 1982 foram inseridas, além de versões remixadas e demos. Este disco serviu para sedimentar ainda mais a crescente fama da banda, movimentando ainda mais a turnê anual de divulgação do disco, ajudando ainda mais na visibilidade do grupo.
“Dallas 1PM”, clássico absoluto desse disco fala sobre o assassinato de John Kennedy, já a faixa-título foi inspirada em um incidente quando a banda estava se dirigindo para Whitehall e foi posteriormente perseguida por seguranças da então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher.

Todas as faixas são escritas por Biff Byford, Paul Quinn, Graham Oliver, Steve Dawson e Pete Gill.
Uma verdadeira PANCADA sonora que abre muito bem a década de 80 na carreira dessa, que pra mim é uma das maiores e por outro lado mais subestimada banda do Heavy Metal mundial.

FORMAÇÃO:
Biff Byford – vocal
Graham Oliver – guitarra
Paul Quinn – guitarra
Steve Dawson – baixo
Pete Gill – bateria

1 – “Heavy Metal Thunder” 4:20
2 – “To Hell and Back Again” 4:44
3 – “Strong Arm of the Law” 4:39
4 – “Taking Your Chances” 4:19
5 – “20,000 Ft.” 3:16
6 – “Hungry Years” 5:18
7 – “Sixth Form Girls” 4:19
8 – “Dallas 1 PM” 6:29

You may also like

EnglishItalianJapanesePortugueseSpanish