ECHO AND THE BUNNYMEN – Crocodiles
LANÇAMENTO: 18 de Julho de 1980
GRAVADORA: Korova
Crocodiles é o álbum de estreia da banda pós-punk inglesa Echo & the Bunnymen e alcançou o número 17 na parada de álbuns do Reino Unido. “Pictures on My Wall” e “Rescue” já haviam sido lançados como singles.
Gravado no Eden Studios, em Londres, e no Rockfield Studios, perto de Monmouth, Crocodiles foi produzido por Bill Drummond e David Balfe, enquanto Ian Broudie já havia produzido o single “Rescue”. A música e a capa do álbum refletem imagens de escuridão e tristeza. Esse disco recebeu críticas favoráveis da imprensa musical, recebendo quatro de cinco estrelas pelas revistas Rolling Stone e Blender.
A música em Crocodiles é geralmente sombria e melancólica: em 1980, a revista de música britânica NME descreveu as letras de McCulloch como “espalhadas por temas de tristeza, horror e desespero, temas reforçados por imagens sexuais e um registro sombrio, misterioso e fascinante”.
As fotografias usadas na capa do LP foram tiradas pelo fotógrafo Brian Griffin. Ele tirou uma série de fotos da banda na floresta perto de Rickmansworth, em Hertfordshire, durante a noite e que mostram temas de introspecção, desespero e confusão.
A banda é colocada em poses de desespero e chamar atenção para si mesma, em uma floresta quase neuroticamente gótica que evoca memórias de clareiras élficas e lendas arturianas.
Um disco que gosto bastante, e que vale a pena, um pontapé bem dado para o primeiro play da banda.
FORMAÇÃO:
Ian McCulloch – vocal, guitarra e piano
Will Sergeant – guitarra
Les Pattinson – baixo
Pete de Freitas – bateria